Ciência

Indonésia: expedição marinha revela novas espécies

Cientistas norte-americanos e da República da Indonésia participaram pela primeira vez numa expedição marítima conjunta em águas profundas indonésias. Com recurso a tecnologia de ponta descobriram, de acordo com a Associated Press, 50 novas espécies
Versão para impressão
[Fotografia: © NOAA]

Cientistas norte-americanos e da República da Indonésia participaram
pela primeira vez numa expedição marítima conjunta em águas profundas
indonésias. Com recurso a tecnologia de ponta descobriram, de acordo com
a Associated Press, 50 novas espécies de plantas e animais, depois de
três semanas de investigação que terminou no passado dia 14 de agosto.

Mais de 100 horas de vídeo e 100 mil fotografias foram capturadas com recurso a um veículo robotizado e a câmaras de alta definição. Uma das investigadoras, Verena Tunnicliffe, explicou que as imagens obtidas fornecem um olhar extraordinário para um dos ecossistemas mais complexo e desconhecido do mundo.

“Acredito que deve haver pelo menos 40 novas espécies em águas profundas coralinas e pelo menos 50 novas espécies que incluem anémonas, camarões e caranguejos” entre outras, conforme adianta o investigador TimothyShank.

Confirmar que uma espécie é nova envolve muito trabalho de reconhecimento e pode demorar anos. Trabalho que agora estes cientistas se vão dedicar.

A missão teve lugar no navio da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), o Okeanos Explorer, e o navio indonésio Baruna Jaya IV. Ambos recolheram espécimes que irão ser estudados em território indonésio.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório