Ambiente

Índia: Nova Deli vai banir sacos de plástico

A cidade de Nova Deli prepara-se para banir totalmente o uso de sacos de plástico. Depois de uma tentativa falhada em 2009, os governantes aprovaram a proibição da utilização destes sacos para armazenamento e venda e da sua produção.
Versão para impressão
A cidade de Nova Deli, capital indiana, prepara-se para banir totalmente o uso de sacos de plástico. Depois de uma tentativa falhada em 2009, os governantes aprovaram a proibição da utilização destes sacos para armazenamento e venda, prevendo-se também que seja banida a sua produção dentro da metrópole.
 
“Desta vez não vamos ser meigos na implementação desta medida e a punição dos infratores vai ser mais agressiva”, garantiu a ministra Shela Dikshit citada pelo jornal Times of India, adiantando que a proibição, que vai começar a ser colocada em prática esta semana, deverá estar em vigor em pleno dentro de um ano. 
 
De acordo com o Governo, que, com esta ação, pretende promover o desenvolvimento de consciências sustentáveis e a proteção do meio ambiente, a medida vai ser agora “mais abrangente”, para que os efeitos sejam maiores do que os que se registaram aquando da primeira experiência que proibiu o uso e venda de sacos plásticos em superfícies comerciais e cujo sucesso foi muito modesto.
 
Desta vez, a proibição vai mais longe, incluindo a produção de sacos de plástico, o uso de “folhas” de plástico – a chamada película aderente – e a utilização de embalagens de plástico para CD's, revistas ou livros. Segundo o Times of India, a única exceção serão os sacos plásticos para transporte de resíduos médicos, que poderão continuar a ser usados.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub