Mundo

Índia: ilusões óticas na estrada previnem acidentes

Uma cidade indiana apostou numa iniciativa criativa para reduzir os acidentes. As autoridades convidaram duas artistas a desenharem ilusões de ótica em passadeiras. A ilusão "transforma" as passadeiras em obstáculos, obrigando os condutores a reduzir
Versão para impressão
A cidade de Ahmedabad, na Índia, apostou numa iniciativa criativa para reduzir os acidentes rodoviários e os atropelamentos. Duas artistas desenharam ilusões de ótica em passadeiras próximas de escolas. Os desenhos em 3D "transformaram" as passadeiras em obstáculos, obrigando os condutores a reduzir a velocidade.

A ideia foi inspirada numa iniciativa semelhante levada a cabo na China. Em Janeiro deste ano, as artistas Saumya Pandya Thakkar e Shakuntala Pandya pintaram quatro passadeiras experimentais, num estilo que, visto de certa perspetiva, dá a ilusão de serem blocos de três dimensões colocados no meio da estrada. 

Para os peões, as marcas do pavimento apresentam-se como passadeiras convencionais, mas o cenário muda na perspetiva de um condutor que vê as marcas desenhadas no chão em obstáculos com três dimensões.

A ilusão de ótica é suficientemente credível para obrigar os condutores a abrandar, mas não ao ponto de gerar travagens bruscas. É por isso que só se revela a uma certa distância da passadeira, ainda que de perto seja possível comprovar que se trata apenas de uma imagem desenhada no chão, a duas dimensões.

A iniciativa já se revelou um sucesso, segundo o Architects Newspaper, que nota ainda não terem sido registados acidentes nas zonas das passadeiras experimentais.

Os resultados positivos podem ser uma solução para o problema das passadeiras: um estudo realizado por um investigador sueco revelou que os condutores só param nas passadeiras 5% das vezes, raramente reduzindo a velocidade.

Notícia sugerida por Vitor Fernandes

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório