Ambiente

Índia: Elefante declarado Património Nacional

O Governo indiano vai declarar o elefante "património nacional", para reforçar a protecção desta espécie animal. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo ministro do Ambiente, Jairam Ramesh, que também já recebeu um relatório que define uma agenda c
Versão para impressão
[Foto: © Jayanand Govindaraj]

O Governo indiano vai declarar o elefante “património nacional”, para reforçar a protecção desta espécie animal. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo ministro do Ambiente, Jairam Ramesh, que também já recebeu um relatório que define uma agenda com várias ações de preservação da espécie.

No documento, o grupo aconselha a criação de uma Autoridade Nacional de Conservação do Elefante, entidade que já existe para a preservação dos tigres e que terá como principal missão a gestão e o aumento de fundos para o bem-estar e conservação da espécie.

“[Os elefantes] fazem parte do nosso património há vários séculos (…) e temos de dar [à espécie] uma importância igual à do tigre”, afirmou Ramesh, citado pela agência noticiosa indiana IANS.

“Precisamos de alterar a lei de proteção da vida selvagem para ser possível a criação da Autoridade. Vamos apresentar a alteração na sessão de inverno do Parlamento”, acrescentou ainda o governante.

No território indiano vivem cerca de 60% dos elefantes do continente asiático, perto de 25 mil exemplares, o que justifica a criação, em 1992, do Projeto Elefante, um programa que atribui ajuda técnica e financeira aos estados indianos habitados por estes mamíferos.

Algumas centenas de pessoas foram vítimas de ataques de elefantes nos últimos anos no território indiano, em parte pela crescente presença humana em áreas normalmente habitadas por estes animais de grande porte.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório