Inovação e Tecnologia

Impressora 3D cria objetos feitos de chocolate

Cientistas britânicos criaram um protótipo inovador que promete satisfazer muitos gulosos: um aparelho capaz de imprimir objetos em três dimensões feitos de chocolate.
Versão para impressão
A impressão 3D começa a tornar-se cada vez mais atrativa para os amantes da tecnologia e agora uma equipa de cientistas britânicos desenvolveu um protótipo inovador que promete satisfazer também muitos gulosos: um aparelho capaz de imprimir objetos em três dimensões feitos de chocolate.
 
Em declarações à BBC, Liang Hao, que coordena a equipa da Universidade de Exeter, explicou que a impressão em chocolate é idêntica às outras impressões 3D que se têm popularizado, como é o caso daquelas que recorrem ao plástico, à madeira e ao metal para criar objetos que vão desde jóias a sapatos e até ossos artificiais
 
De acordo com o cientista, a impressão começa com uma primeira imagem – semelhante à produzida pelas impressoras comuns – e, depois, tem início a impressão com o chocolate, que se processa camada após camada até se criar uma forma 3D, sem recorrer a quaisquer moldes, como acontece na produção tradicional.
 
“Melhorámos e simplificámos a máquina o mais possível, pelo que é muito fácil de usar”, afirmou Hao. Desta forma, qualquer pessoa que adquira o equipamento poderá fazer os seus próprios chocolates com a imaginação como limite. “Basta derreter algum chocolate, utilizá-lo para encher uma seringa incorporada na impressora e dar asas à criatividade”, acrescentou o responsável.
 
No âmbito do desenvolvimento desta impressora especial, Liang Hao criou a Choc Edge, uma empresa que deverá ser responsável pela comercialização futura do produto, que está a despertar o interesse dos vendedores a retalho e de sites de venda online. Os cientistas esperam conseguir colocar a máquina à venda até ao final de Abril.
 
Esta não é a primeira vez que um grupo de especialistas apostam no desenvolvimento de “impressoras de comida”. Em 2011, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) concebeu um protótipo de um dispositivo semelhante, batizado Digital Chocolatier.

[Notícia sugerida por Diana Rodrigues]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório