Ciência

Imagens inéditas nos 20 anos do Hubble

Para comemorar os vinte anos de funcionamento do telescópio Hubble, a NASA divulgou imagens inéditas do nascimento de estrelas na Nebulosa Carina. Estas imagens capturam o momento em que um pilar de gás e poeira é "engolido" pela luz de estrelas v
Versão para impressão
Para comemorar os vinte anos de funcionamento do telescópio Hubble, a NASA divulgou imagens inéditas do nascimento de estrelas na Nebulosa Carina. Estas imagens capturam o momento em que um pilar de gás e poeira é “engolido” pela luz de estrelas vizinhas, enquanto dentro do pilar saem estrelas acabadas de nascer.

O posicionamento do Hubble, acima da atmosfera que distorce e bloqueia a luz que chega ao nosso planeta, permite uma visão do Universo superior à que pode ser vista dos telescópios terrestres.

Estas imagens da Nebulosa Carina [ver vídeo com animação] e outras podem ser vistas no site especial do Hubble onde é possível também deixar comentários, descobrir mais sobre as descobertas do telescópio, a sua história e outras curiosidades.

Em órbita à volta da Terra desde 24 de abril de 1990, o Hubble observou mais de 30 mil objetos celestes e o seu arquivo acumula mais de meio milhão de fotografias de galáxias, nebulosas, estrelas e do Sistema Solar.

Graças ao material que envia aos investigadores, foi possível estudar muitos mistérios da astronomia, ajudando os astrónomos a determinar a idade do universo, a identidade dos quasares e a existência de energia escura.

Apesar do sucesso, o Hubble já tem a data da reforma marcada. Na última segunda-feira, a NASA anunciou que o telescópio vai funcionar até 2013. No ano seguinte, será substituído por outro telescópio espacial, batizado de James Webb.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório