Cultura

Ilustradora lusa distinguida por revista norte-americana

A ilustradora Marta Monteiro foi distinguida com o prémio de excelência da prestigiada revista norte-americana 'Communication Arts', pela obra 'Sombras', o seu primeiro livro para a infância e juventude.
Versão para impressão
A ilustradora Marta Monteiro foi distinguida com o prémio de excelência da prestigiada revista norte-americana 'Communication Arts', pela obra 'Sombras', o seu primeiro livro para a infância e juventude. 
 
O anúncio foi feito por fonte da publicação à Lusa, com a nota de que esta é a única autora portuguesa a ser premiada na competição dedicada à ilustração. Todos os anos, a Communication Arts distingue os melhores autores em áreas como a ilustração, a topografia, o design e a fotografia.

Também no Facebook, Marta Monteiro partilhou a notícia: “Com mil demónios! Depois das “Little People” foi a vez das “Sombras” atravessarem o oceano atlântico e receberem a distinção da Communication Arts na categoria de livro. Farão parte do 55th Illustration Annual que será publicado em Maio deste ano e conta com trabalhos de 150 ilustradores.”
 

Fundada em 1959, a publicação dedicada às artes visuais de todo o mundo elege os melhores trabalhos e autores, compilando, depois, os vencedores, em anuários. “Os vencedores desta edição farão parte da versão impressa e digital da Communication Arts Illustration Annual, assegurando uma importante divulgação para os criadores deste trabalho excecional”, refere a revista. 
 
No caso da artista lusa, Marta Monteiro recebe esta distinção aos 40 anos, apenas algumas semanas depois de ter conquistado a medalha de ouro atribuída pela associação norte-americana 'Society of Illustrators' pelo trabalho, ainda por publicar, 'Little People'.
 
Já 'Sombras', o livro que lhe valeu este prémio de excelência, foi publicado o ano passado em Portugal pela editora Pato Lógico, em jeito de inauguração de uma coleção dedicada a obras sem texto, nas quais a ilustração assume o protagonismo. Na obra, a ilustradora conta histórias onde as sombras ganham vida e novos significados perante a realidade retratada. 
 
Algumas das ilustrações que dão vida a este livro podem ser vistas no Museu da Eletriciadade, em Lisboa, onde se encontra patente a exposição bienal de ilustração 'Ilustrarte', para a qual Marta Monteiro foi selecionada. 
 
Licenciada em Artes Plásticas-Escultura, pela Faculdade de Belas Artes do Porto, a artista portuguesa tem repartido o trabalho entre o ensino, a ilustração para imprensa e o cinema de animação.

Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub