Em Destaque Inovação e Tecnologia

IKI Mobile em Coruche

A IKI Mobile, empresa portuguesa de telemóveis que criou o 1º smartphone do mundo com componentes em cortiça, irá inaugurar fábrica de telemóveis, em Coruche.
Versão para impressão
por redação

A IKI Mobile, empresa portuguesa de telemóveis, pioneira por ter criado o 1º smartphone do mundo com componentes em cortiça, irá inaugurar a 1ª fábrica de telemóveis na Península Ibérica no próximo dia 6 de Fevereiro, em Coruche, na Zona Industrial do Monte da Barca.

Este investimento ronda os 1,6 milhões de euros de capitais próprios e criará, numa primeira fase, 36 postos de trabalho, número que irá aumentar em cerca de 15 trabalhadores até ao final do segundo trimestre de 2018.

A fábrica terá uma capacidade de produção de aproximadamente 100 mil telemóveis por mês e dará à IKI Mobile a autonomia necessária para crescer sem depender de outrem. A unidade fabril terá a possibilidade de produzir telemóveis ODM-OEM (telemóveis de marca branca fabricados para operadores), assim como terá capacidade para produzir 12 mil moldes de plástico por dia, através da sua linha de injeção do mesmo. A preocupação com o meio-ambiente é um dos fatores de diferenciação da marca, pelo que a Iki Mobile tem como intuito substituir os materiais mais poluentes como o metal, por plástico reciclável na próxima gama.

Tendo criado o 1º telemóvel do mundo com cortiça, a localização da fábrica em Portugal, mais precisamente em Coruche, foi uma escolha natural, tendo em conta que esta localidade é a Capital Mundial da Cortiça, beneficiando igualmente da proximidade geográfica relativamente às operadoras europeias, assim como a facilidade de acesso ao aeroporto e às auto-estradas.

Recentemente, a IKI Mobile celebrou vários acordos de distribuição, nomeadamente com a VASP, a Databox, a Pagaqui, a Disashop, a Lycamobile e entrou no grande retalho através da presença nos espaços Telecor do El Corte Inglès, nas lojas BOX da Auchan e na Worten onde está a ser vendido o topo de gama KF5 Bless Cork Edition.

Este telemóvel com componentes em cortiça aproveita várias características importantes da cortiça como a diminuição do número de bactérias, é anti-alérgica, o speaker tem menos vibração, o aquecimento é mais estável e a temperatura é mais uniforme.

Neste momento, a empresa tem uma exportação de 95% dos equipamentos, sendo uma das marcas mais vendidas em Angola e Timor-Leste. Em 2017, a IKI Mobile vendeu cerca de 400 mil telemóveis.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub