Cultura Em Destaque

IGPOTY começa a 6 de abril no Parque de Monserrate

©Dina Vieira
Portuguesa premiada com um 2.º lugar e uma Menção Honrosa na categoria “Greening in the City”
Versão para impressão
por redação

A portuguesa Dina Vieira foi neste ano premiada pelo International Garden Photographer Of The Year (IGPOTY) com as fotografias “Roof Garden” (2.º lugar) e “Under the Bridge” (Menção Honrosa), na categoria “Greening in the City”. Esta é a 10.ª edição do IGPOTY, a principal competição e exposição mundial de fotografia especializada em jardins, plantas, flores e botânica, criada no Reino Unido, em 2007, e que contou neste ano com um total de 18.000 participantes. De 6 de abril a 9 de outubro, 39 das fotografias vencedoras deste concurso, entre as quais as de Dina Vieira, podem ser vistas a céu aberto no Parque de Monserrate.

Foi precisamente no Parque de Monserrate, em 2012, que Dina Vieira se cruzou pela primeira vez com o concurso IGPOTY. Desde então que participa nesta competição, e confessou uma “imensa honra” ver premiadas agora duas das suas fotografias numa das suas categorias preferidas “Greening in the City”.

O Parque das Nações, em Lisboa, serviu de cenário para a captação da fotografia “Roof Garden”, que conseguiu o 2.º lugar na categoria “Greening in the City” do IGPOTY. “Numa das minhas deambulações fotográficas pela zona, o meu olhar foi atraído pela localização invulgar de um conjunto de Yuccas, no topo de um edifício também já de si com formas e cor invulgares. Tinha comigo uma Lumix GX-1 convertida para fotografar com infravermelhos que me pareceu poder acentuar o impacto gráfico e geométrico da imagem. Parece que correu bem”.

Quanto à imagem em que conseguiu uma Menção Honrosa na mesma categoria, “Under the Bridge”, Dina Vieira inspirou-se na imponência da Ponte 25 de Abril, com o rio Tejo como pano de fundo. “Ao contemplá-la, pareceu-me insólita a desproporção entre a ponte e as árvores por baixo da mesma. Posicionei-me para acentuar esse desequilíbrio. A opção pelo preto e branco pareceu-me a mais adequada para eliminar do olhar o acessório e poder concentrá-lo no fundamental”.

O International Garden Photographer of the Year, cujas inscrições para a 11.ª edição já estão abertas em www.igpoty.com, e podem concorrer fotógrafos profissionais, mas também amadores. Neste ano, de 6 de abril a 9 de outubro, esta exposição ao ar livre no Parque de Monserrate contará com 39 imagens premiadas.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório