Sociedade

IEFP lista 129 profissões estratégicas para o país

NULL
Versão para impressão
Apicultor, tirador de cortiça, técnico de dinamização de redes sociais, maquinista de comboios ou técnico especialista em energias renováveis. Estas são apenas algumas das 129 profissões que o Instituto de Emprego e Formação Profissional considera estratégicas para o país, avança o Jornal de Negócios.
 
Para combater o aumento do desemprego é importante perceber quais são as profissões do futuro. Por isso, um grupo de especialistas decidiu fazer um estudo e chegou à lista das 129 profissões estratégicas para o país.

Nesta lista estão principalmente profissões com potencial de expansão e que possam ser desenvolvidas por pessoas com o ensino secundário e pós-secundário. A escolha baseia-se em estudos que apontam para uma criação de 495 mil postos de trabalho, em 2020, em sectores como o turismo, a construção os transportes ou a energia.

A requalificação de 20 mil desempregados terá como base esta lista segundo a qual se deverão orientar os programas de formação profissional já a partir do segundo semestre deste ano.
 
A lista consta do relatório preliminar elaborado por um grupo de trabalho composto por representantes dos parceiros sociais, do IEFP da Agência Nacional para a Qualificação e do gabinete de planeamento do Ministério da Economia.
 
Também o Catálogo Nacional de Qualificações será reformulado, de acordo com a esta listagem, passando a incluir cerca de 60 novas profissões.

Clique AQUI para aceder à lista das profissões publicada no Jornal de Negócios. 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório