Ambiente

Identificados 42 refúgios para salvar tigres

Uma equipa internacional de cientistas identificou 42 locais, espalhados pela Rússia, Nepal, Bangladesh, Índia, Indonésia, Malásia, Tailândia e Laos, que são considerados os refúgios dos últimos 3500 tigres selvagens que existem no mundo. O objetivo
Versão para impressão
Uma equipa internacional de cientistas identificou 42 locais, espalhados pela Rússia, Nepal, Bangladesh, Índia, Indonésia, Malásia, Tailândia e Laos, que são considerados os refúgios dos últimos 3500 tigres selvagens que existem no mundo. O objetivo é traçar um mapa que oriente os esforços de conservação da espécie.

Segundo a organização Wildlife Conservation Society (WCS), coordenadora do estudo publicado na revista PLoS Biology, a “última esperança” para evitar a extinção destes animais – dos quais apenas mil são fêmeas – é concentrar os esforços em pequenos territórios florestais na Ásia.

“A prioridade imediata é garantir que as poucas populações reprodutoras que restam sejam protegidas e monitorizadas”, referiu Nigel Leader-Williams, da Universidade de Cambridge.

Mas esta é uma tarefa que depende de um grande apoio financeiro: o custo de monitorização e conservação dos tigres selvagens nos 42 locais identificados tem um valor estimado de cerca de 62 milhões de euros anuais. E apesar de mais de metade da quantia ser disponibilizada por autoridades estatais, doadores internacionais e organizações de conservação, os restantes 27 milhões de euros são cruciais para a continuidade desta missão.

“No passado, esforços de conservação demasiado ambiciosos e complexos falharam no essencial: evitar a caça dos tigres e das suas presas. Com 70% da população mundial de tigres em apenas 6% da sua área de distribuição atual, os esforços precisam de ser concentrados nesses locais, considerados prioritários”, frisou Joe Walston, diretor da WCS.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório