Sociedade

IADE: alunos criam para marcas nacionais

"Absolute Beginners" é o nome da exposição onde estão exibidas as campanhas publicitárias e as soluções de comunicação elaboradas, num único semestre, por 20 alunos do curso Oficina de Portfólio, promovido pelo IADE. Optimus, Sumol, Valorsul, Sagres
Versão para impressão
“Absolute Beginners” é o nome da exposição onde estão exibidas as campanhas publicitárias e as soluções de comunicação elaboradas, num único semestre, por 20 alunos do curso Oficina de Portfólio, promovido pelo IADE. Optimus, Sumol, Valorsul, Sagres e Modelo/Continente foram as marcas trabalhadas pelos estudantes. A mostra está patente até 9 de abril, no Chiado Center.

A Oficina de Portfólio, um curso prático para a criação de campanhas publicitárias e soluções de comunicação baseadas em casos reais de empresas de renome no mercado nacional, pretende preparar melhores candidatos a criativos e facilitar a sua entrada no mercado. A mostra interativa dos trabalhos finais da 1ª edição foi inaugurada esta segunda-feira.

O curso é coordenado pelo professor Alexandre Duarte que, ao Boas Notícias, justifica a criação da Oficina do Portfólio com a existência de “lacunas entre a formação dos alunos e a sua entrada no mercado de trabalho”. Em termos práticos, 6 alunos já estão empregados.

 

Coordenador espera 90 a 95% de alunos com emprego

Alexandre Duarte está confiante no sucesso da Oficina do Portfólio e prevê que “90 a 95% dos alunos vão ter emprego no próximo mês, com grande grau de certeza”. A aceitação por parte das empresas tem sido considerável, especialmente após os resultados obtidos com esta primeira Oficina do Portfólio. Segundo o professor do IADE, as empresas perceberam que o curso “liberta bons criativos para o mercado” e, por isso, manifestam o seu interesse em participar em futuras edições.

“Aconselho [este curso] a qualquer pessoa que queira trabalhar em publicidade”, diz Sílvia Maio, uma das alunas participantes nesta edição da Oficina do Portfólio, acrescentando que a componente 100% prática dos casos trabalhados é a ideal para perceber “como funciona realmente uma agência”.

Sílvia sublinha que a experiência foi também gratificante ao nível do seu crescimento profissional: “Desenvolvemos mais à-vontade nas apresentações feitas perante os clientes e recebemos o seu feedback. Além disso, as empresas ficam muito mais atentas a um portfólio feito com base em campanhas desenvolvidas para grandes nomes do mercado”.

Na cerimónia de inauguração que decorreu ontem, a Valorsul entregou um prémio no valor de 2.500 euros às duas duplas que desenvolveram os melhores projetos criativos de incentivo à prevenção e redução de resíduos.”Dieta do Lixo” e “Olho no Lixo” foram os trabalhos premiados.

A 2ª edição da Oficina do Portfólio arranca já no próximo dia 6 de abril. Jovens Criativos CCP, Iglo, Matutano, Mobbit Systems, Páginas Amarelas e RTP são as marcas cuja comunicação vai ser trabalhada pelos novos alunos.

Débora Cambé

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório