Negócios e Empreendorismo

Hotelaria: Vinho do Porto chega a escolas francesas

O Vinho do Porto estará, brevemente, em destaque nas escolas de hotelaria francesas, graças a uma iniciativa que pretende associá-lo à gastronomia local.
Versão para impressão
O Vinho do Porto estará, brevemente, em destaque nas escolas de hotelaria francesas, graças a uma iniciativa que visa reforçar o seu posicionamento nas instituições de ensino, associá-lo à gastronomia de cada região de França e desenvolver o conhecimento de alunos e professores a seu respeito.
 
Batizado “Les vins de Porto: Connaissance des produits européens et inter culturalité”, o projeto, que é apresentado na próxima segunda-feira, 2 de Abril, em Paris, está relacionado com o facto de aquele país ser o principal mercado de exportação do Vinho do Porto, representando cerca de 30% de toda a comercialização.
 
Segundo a AICEP, a partir desta ação pretende-se harmonizar o Vinho do Porto com a gastronomia mais emblemática de cada área de atuação das escolas, sendo que, no total, estão envolvidas 220 escolas de 11 academias francesas. O propósito é, então, fazer com que os alunos e professores tenham uma informação mais aprofundada do modo como podem relacionar a versatilidade do néctar português com a culinária local.
 
O projeto é gerido por um grupo de trabalho do Ministério de Educação francês e conta com a participação de inspetores das academias, professores das escolas e membros do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP). No âmbito da parceria estão previstas 50 aulas ou eventos especiais por ano nas diferentes escolas. 
 
De salientar que o IVDP tem desenvolvido muitas ações de formação nas escolas de hotelaria como, por exemplo, a introdução de materiais pedagógicos próprios, onde é abordada a história do Vinho do Porto no contexto da Europa e da França, ou a organização de visitas de estudantes à Região Demarcada do Douro. Para apoiar os professores foi ainda criada uma abordagem digital aos conteúdos que os disponibiliza online para acesso de todos os docentes. 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório