Mundo

Hotel histórico Taj Mahal reabre após atentados

Este domingo, dia 15 de Agosto, dia em que a Índia comemora a independência, o hotel Taj Mahal será simbolicamente reinaugurado, depois de uma extensa operação de restauro devido aos atentados que ocorreram em Mumbai (antiga Bombaim) em 2008.
Versão para impressão
Este domingo, dia 15 de Agosto, dia em que a Índia comemora a independência, o hotel Taj Mahal será simbolicamente reinaugurado, depois de uma extensa operação de restauro devido aos atentados que ocorreram em Mumbai (antiga Bombaim) em 2008 e que causaram a morte de mais de 150 pessoas.

Apesar de o hotel ter aberto as portas logo três dias após o incidente, parte do edifício ficou completamente destruída e teve de sofrer obras profundas. A Taj Tower reabriu no início deste ano e a Heritage Wing volta agora a receber hóspedes.

Arquitetos, designers e especialistas em restauração da Índia e de outros países passaram mais de 21 meses a avaliar os danos e a recuperar o hotel, disse Raymond Bickson, diretor administrativo do Taj Hotels, unidade da Indian Hotels Co, citado pela Reuters.

O hotel, um palácio mouro-florentino que abriu em 1903, foi devastado por incêndios, tiros e explosões de granadas. O teto desabou e trabalhos detalhados em madeira foram queimados. Pinturas de mestres indianos modernos como Vasudeo S. Gaitonde e Jehangir Sabavala ficaram cobertas de fuligem e foram pulverizadas pela água dos bombeiros que apagaram diversos incêndios no edifício.

Nos últimos 21 meses, uma equipa que chegou a ter mais de dois mil membros, reformou o hotel. Para as obras de arte, foi recrutado um pequeno grupo de cinco especialistas que passou 10 meses a restaurar cerca de 300 peças.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório