Negócios e Empreendorismo

Hotéis: AHP declara fim da crise no setor

NULL
Versão para impressão
A Associação dos Hotéis de Portugal (AHP) admitiu que a crise no setor chegou ao fim. A hotelaria subiu os preços durante este verão e o número de dormidas de residentes e estrangeiros aumentou, segundo a Lusa.

A síntese de indicadores da AHP (Hotel Monitor) de junho deste ano mostra uma melhoria em todos os indicadores do setor, face ao período homólogo de 2010. Segundo estes dados, o preço médio por quarto ocupado aumentou 4,82%, o preço médio por quarto disponível subiu 17,67% e a taxa de ocupação por quarto cresceu 12,27%.

Em termos consolidados (janeiro a junho) também se verificam aumentos, mas menos acentuados, tanto no preço médio por quarto ocupado (cresce 0,91%) como na taxa de ocupação-quarto (2,67%).

Cristina Siza Vieira, presidente executiva da Associação de Hotéis de Portugal (AHP), disse à Lusa que “não podemos sustentar que há, neste momento, uma crise na hotelaria nacional”, mas que “ainda é cedo” para concluir se este ano houve já uma “inversão da tendência” negativa que o setor atravessou no ano passado.

Causas e consequências

Segundo a presidente executiva da associação, “Parte do mercado nacional que costuma viajar optou este ano por fazer ferias cá dentro, beneficiando a hotelaria. Mas o país também teve um aumento das dormidas de estrangeiro, alguns porque desistiram que ferias no Médio Oriente e outros oriundos do Brasil e Inglaterra, mercados para os quais se fizeram campanhas turísticas”.

Os dados da AHP revela ainda que a estadia média, que no primeiro semestre deste ano foi de 1,94 dias, registou um aumento de 4,3 por cento quando comparada com o mesmo período de 2010.

De janeiro a junho de 2011 a receita total por quarto disponível (TREVPAR) foi de 50,7 euros, representando um aumento de 3,53 por cento face ao período homólogo do ano passado.

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório