Espetáculos e Exposições

Hot Clube de Portugal reabre quarta-feira

NULL
Versão para impressão

Depois de dois anos com portas fechadas, na sequência de um incêndio, o clube de jazz Hot Clube de Portugal reabre ao público dia 21 de Dezembro, num espaço renovado na Praça da Alegria, em Lisboa. A reabertura será assinalada com três dias de concertos de entrada gratuita.

“Serão três dias de concertos só com formações do Hot Clube”, disse à agência Lusa a presidente do conselho diretor do HCP, Inês Cunha.

Entre as bandas está a histórica formação do Quarteto do Hot Clube, que chegou a integrar, nos anos 60, Justiniano Canelhas, Bernardo Moreira, Manuel Jorge Veloso e o saxofonista-barítono belga Jean-Pierre Gebler, já falecido.

Estão previstas ainda atuações do Septeto e da Big Band do Hot Clube de Portugal, assim como “jam sessions” com alunos da escola do clube.

Em Janeiro, o Hot Clube de Portugal deverá iniciar a programação regular, interrompida durante dois anos por causa da destruição do antigo espaço onde funcionou durante quase 60 anos.

Entretanto, o edifício foi demolido, mantendo-se apenas a fachada e, em 2010, a câmara municipal de Lisboa aprovou a cedência de um espaço para o clube de jazz, num prédio vizinho na Praça da Alegria, nos números 47 a 49.

Espaço maior e melhor

Em dezembro do ano passado, a autarquia entregou as chaves do novo edifício ao HCP e transferiu cerca de 200 mil euros para a direção do clube fazer as obras de remodelação do novo espaço e começar a programar.

O novo espaço é maior, terá camarins, mais casas de banho, um pátio arborizado, equipamento de som remodelado e um piano novo, porque o anterior ficou danificado.

Fundado em 1948, o Hot Clube de Portugal é considerado o mais antigo clube de jazz da Europa, tendo acolhido grandes nomes do jazz, como Count Basie, Dexter Gordon, Trummy young, os músicos da orquestra de Quincy Jones, Herb Heller, Pat Metheny ou Sarah Vaughn.

Desde o início dos anos 80, o Hot Clube tem a funcionar uma escola de música de jazz, situada em Alcântara, onde fizeram e fazem a sua aprendizagem a maior parte dos músicos de jazz portugueses.

Clique AQUI para aceder ao site oficial do Hot Clube.

[Notícia sugerida por Ana Vicente]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório