Sociedade

‘Hospital dos Bonequinhos’ combate "medo da bata"

Neste Dia Mundial da Criança, Barcelos promove a 10.ª edição do "Hospital dos Bonequinhos" onde os mais novos podem levar os seus bonecos para serem tratados. O objetivo é desmistificar os hospitais e combater o "medo da bata branca".
Versão para impressão
Esta quarta-feira, Dia Mundial da Criança, Barcelos promove a 10.ª edição do “Hospital dos Bonequinhos” onde os mais novos podem levar os seus bonecos para serem tratados. O objetivo é desmistificar os cuidados de saúde dos hospitais e combater o "medo da bata branca".


A iniciativa, promovida pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) e pelo Hospital Santa Maria Maior, decorre no parque municipal de Barcelos e prevê a participação de 300 crianças. 
 
O “Hospital dos Bonequinhos” consiste na criação de um hospital modelo, construído à escala dos mais pequenos e destinado a crianças entre os 3 e 5 anos de idade.

Nesta ação, as crianças assumem o papel de pais, cabendo-lhes a responsabilidade de levar o seu “boneco doente” ao médico, papel assumido pelos estudantes de Medicina da UMinho.

“Através da simulação de vários procedimentos médicos não invasivos, pretende-se aproximar as crianças do ambiente hospitalar de forma a reduzir a ansiedade tão característica nesta fase”, explica João Dourado, presidente do NEMUM, num comunicado enviado ao Boas Notícias.

 
A atividade inicia-se na “sala das pulseiras coloridas”, onde é feita a triagem, passando pelo consultório médico, pelo bloco cirúrgico e pelas várias salas de tratamento, diagnóstico, higiene oral, colheita de sangue, realização de radiografias e promoção da saúde, para depois terminar numa farmácia.

Para escolas e jardins de infância, a iniciativa decorre das 10h00 às 16h00. A partir daí, e até às 18h00, a participação é aberta a qualquer criança que queira levar o seu boneco ao médico.

 
O evento conta com a colaboração de cerca de 50 alunos de Medicina, Enfermagem e Educação Básica da UMinho. É a primeira vez que o “Hospital dos Bonequinhos” decorre em Barcelos, sendo que as nove últimas edições juntaram em Braga mais de 5.000 crianças.

A iniciativa surgiu originalmente na International Federation of Medical Student Associations, onde é conhecida como “Teddy Bear Hospital”.

 
 
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório