Saúde

Hospital de Santa Cruz realiza implante inédito

NULL
Versão para impressão
O Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, realizou um procedimento inédito ao implantar por cateterismo uma inovadora válvula aórtica. Esta prótese aórtica permite tratar, sem cirurgia, os doentes que apresentam uma válvula no seu coração maior do que o normal: sitação conhecida por “estenose aórtica grave”.

“Uma vez que até agora as válvulas existentes eram de tamanhos menores, muitos doentes que sofriam de estenose aórtica grave e que apresentavam uma válvula cardíaca doente de maior diâmetro não podiam realizar o tratamento percutâneo”, explicou Rui Campante Teles, Cardiologista de Intervenção no Hospital de Santa Cruz, em comunicado de imprensa.

A implantação da prótese, que foi realizada, esta semana, pela primeira vez no nosso país , foi “um implante percutâneo de uma válvula com 31 milímetros num doente que tinha essa necessidade anatómica”, acrescenta o cardiologista.

Este procedimento permite tratar cerca de 20% dos doentes com aperto da válvula aórtica cuja anatomia não tinha solução por terem uma anatomia de elevada dimensão para as próteses de válvulas disponíveis.

A prótese, uma válvula aórtica que tem 29 milímetros de diâmetro (na foto), pode ser implantada do mesmo modo que as de menor tamanho – por via femoral, subclavia ou transaortica. Segundo o comunicado de imprensa do hospital de Carnaxide, esta válvula pode ser comprimida e introduzida por um catéter com apenas 8 milímetros de diâmetro.

Em todo o mundo, cerca de 300 mil pessoas sofrem de estenose aórtica grave e aproximadamente um terço destes pacientes são considerados de elevado risco ou não elegíveis para cirurgia de coração aberto.

A substituição da válvula percutânea é a única terapia alternativa, minimamente invasiva e clinicamente eficaz para doentes com estenose aórtica grave, sintomáticos, que estão nestas condições. Até à data as válvulas disponíveis tinham apenas dimensões de 26 e 29 milímetros.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub