Sociedade

Hortas comunitárias para beneficiários do RSI

Uma dezena de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) ocupa o tempo livre nas hortas biológicas comunitárias que a Câmara Municipal de Lanhoso dinamiza para ocupar e incentivar a população da autarquia durante três horas por dia, duas ve
Versão para impressão
Uma dezena de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) ocupa o tempo livre nas hortas biológicas comunitárias que a Câmara Municipal de Lanhoso dinamiza para ocupar e incentivar a população da autarquia durante três horas por dia, duas vezes por semana.

O projeto surgiu “numa lógica de rentabilizar recursos, nomeadamente os terrenos que a autarquia dispunha aliando-os à responsabilidade civil dos beneficiários do RSI “, conforme explicou à RTP Frederico Amaro, técnico da Loja Social de Póvoa de Lanhoso.

“Aqui as horas parece que voam. Se estivesse sempre em casa estava cada vez pior”, sublinha uma das ajudantes das hortas, em declarações à RTP. “Dá para desanuviar a cabeça, não penso nos problemas. Estou ocupada e gosto muito de estar aqui, aprende-se muita coisa”, disse outra beneficiária.

Orientados por técnicos, os trabalhadores realizam todo o tipo de trabalho que permite tirar da terra alimentos frescos podendo também levar para casa alguns desses legumes, sendo que a maior parte é distribuída para as famílias mais carenciadas do concelho.

Os cabazes com alimentos e legumes frescos são distribuídos em cabazes pela loja social onde os habitantes podem encontrar ainda roupas e brinquedos, ajudas essenciais nestes tempos economicamente mais difíceis.

A autarquia vai estender a ideia a outras freguesias com a criação de mais hortas comunitárias sempre alimentando não só a responsabilidade social dos beneficiários com este projeto, mas também continuando a ajudar famílias carenciadas com mais alimentos frescos.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório