Fitness & Bem-estar

Homenagens a Saramago

NULL
Versão para impressão

No fim de semana em que se assinala a morte de José Saramago (18 de junho 2010), as homenagens sucedem-se. Um ano depois da morte do Nobel da literatura, há concertos, exibição do documentário “José e Pilar” e leitura de textos.

Hoje foram depositadas as cinzas do escritor, junto à oliveira que viajou de Azinhaga do Ribatejo para o Campo das Cebolas, em Lisboa, frente à futura sede da Fundação José Saramago, na Casa dos Bicos.

A cerimónia contou com a escritora Lídia Jorge, o professor e cantor lírico Jorge Vaz de Carvalho, que leu “Palavras para uma Cidade”, de Saramago, e a Orquestra de Percussão Tocá Rufar.

Mas as homenagens prosseguem. Este sábado, é exibido José e Pilar às 21h30, na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, que conta com a presença de Pilar Del Rio e do realizador Miguel Gonçalves Mendes.

Também este sábado, a SIC transmite o filme em exclusivo. Ainda no pequeno ecrã, o Canal Q assinala a data com três programas especiais a partir das 22h00: “Ah a Literatura”, “Clube da Palavra”, só com textos do Nobel português, e “Baseado numa História Verídica” com Pilar del Río.

No mesmo dia, a FNAC lança o DVD do filme assim como o CD da banda sonora. O formato em CD inclui temas de Adriana Calcanhotto, Camané, Luís Cília, Noiserv, Pedro Gonçalves, dos Dead Combo, e Pedro Granato, aos quais se associa a voz do autor de “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, com as palavras que ficaram por contar no filme.

No dia 19, às 18h30, o CCB recebe um concerto de homenagem ao Prémio Nobel da Literatura. Será ouvida a voz de José Saramago na leitura do seu próprio texto “As Sete Palavras do Homem”.

O texto foi escrito para acompanhar a execução da obra prima de Joseph Haydn, “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, numa interpretação da Orquestra Sinfónica Portuguesa. A entrada é livre estando limitada à lotação da sala. Os bilhetes podem ser levantados no local ou no cinema S. Jorge.

Clique AQUI para aceder ao site da Fundação Saramago.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub