Fitness & Bem-estar

Homenagens a Saramago

NULL
Versão para impressão

No fim de semana em que se assinala a morte de José Saramago (18 de junho 2010), as homenagens sucedem-se. Um ano depois da morte do Nobel da literatura, há concertos, exibição do documentário “José e Pilar” e leitura de textos.

Hoje foram depositadas as cinzas do escritor, junto à oliveira que viajou de Azinhaga do Ribatejo para o Campo das Cebolas, em Lisboa, frente à futura sede da Fundação José Saramago, na Casa dos Bicos.

A cerimónia contou com a escritora Lídia Jorge, o professor e cantor lírico Jorge Vaz de Carvalho, que leu “Palavras para uma Cidade”, de Saramago, e a Orquestra de Percussão Tocá Rufar.

Mas as homenagens prosseguem. Este sábado, é exibido José e Pilar às 21h30, na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, que conta com a presença de Pilar Del Rio e do realizador Miguel Gonçalves Mendes.

Também este sábado, a SIC transmite o filme em exclusivo. Ainda no pequeno ecrã, o Canal Q assinala a data com três programas especiais a partir das 22h00: “Ah a Literatura”, “Clube da Palavra”, só com textos do Nobel português, e “Baseado numa História Verídica” com Pilar del Río.

No mesmo dia, a FNAC lança o DVD do filme assim como o CD da banda sonora. O formato em CD inclui temas de Adriana Calcanhotto, Camané, Luís Cília, Noiserv, Pedro Gonçalves, dos Dead Combo, e Pedro Granato, aos quais se associa a voz do autor de “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, com as palavras que ficaram por contar no filme.

No dia 19, às 18h30, o CCB recebe um concerto de homenagem ao Prémio Nobel da Literatura. Será ouvida a voz de José Saramago na leitura do seu próprio texto “As Sete Palavras do Homem”.

O texto foi escrito para acompanhar a execução da obra prima de Joseph Haydn, “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, numa interpretação da Orquestra Sinfónica Portuguesa. A entrada é livre estando limitada à lotação da sala. Os bilhetes podem ser levantados no local ou no cinema S. Jorge.

Clique AQUI para aceder ao site da Fundação Saramago.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório