Saúde

“Homem sem rosto” retira tumor de 5,5 kgs

José Mestre, o português conhecido há vários anos na zona do Rossio e Restauradores como o "homem sem rosto", submeteu-se a uma série de quatro cirurgias, em Chicago (EUA), que permitiram retirar o tumor de 40 centímetros que lhe cobria a face e amea
Versão para impressão
[Fotografia: © Discovery Channel]

José Mestre, o português conhecido há vários anos na zona do Rossio e Restauradores como o “homem sem rosto”, submeteu-se a uma série de quatro cirurgias, em Chicago (EUA), que permitiram retirar o tumor de 40 centímetros que lhe cobria a face e ameaçava a sua vida, ao dificultar a sua visão e respiração.

As intervenções cirúrgicas eram de risco e por isso José Mestre deslocou-se até Chicago três meses antes da sua realização, para ser adequadamente preparado. Seguiram-se então quatro operações: duas delas para retirar o tumor de 5,5 quilos e as restantes destinadas à reconstrução facial.

“Ele sente que finalmente tem a hipótese de levar uma vida mais ou menos normal, porque até agora, mesmo sem o desejar, era o centro das atenções onde quer que fosse”, revelou o tradutor de José Mestre ao canal norte-americano ABC.

O homem de 54 anos foi acolhido no Hospital St. Joseph, onde o médico Ramsen Azizi teve a coragem que, aparentemente, ninguém tinha para avançar com o procedimento.    

“É possível que este tenha sido o maior tumor alguma vez removido e por isso tornou-se muito difícil fazê-lo sem que o rosto do paciente ficasse deformado”, declarou o médico, acrescentando que poderá levar até um ano para avaliar o resultado final das operações.

José Mestre já teve alta do hospital esta segunda feira, conforme anunciou o canal ABC, e deverá regressar a Portugal nas próximas semanas, sempre acompanhado da irmã, que tem estado ao seu lado durante todo o complexo processo.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório