Mundo

Homem sem mãos constrói as próprias próteses

Um homem chinês que perdeu as duas mãos devido a uma explosão acidental decidiu criar as suas próprias próteses. Por não conseguir suportar os custos das verdadeiras, Sun Jifa estudou as possibilidades durante oito anos e concretizou a invenção.
Versão para impressão
Um homem chinês que perdeu as duas mãos devido a uma explosão acidental decidiu criar as suas próprias próteses. Por não conseguir suportar os custos das verdadeiras, Sun Jifa estudou as possibilidades e planeou a invenção, que concretizou com sucesso, durante oito anos.
 
Uma vez que as mãos biónicas recomendadas pelo hospital eram demasiado caras e que precisava de recuperar a independência e a capacidade de trabalhar na quinta da família em Guanmashan, numa província do norte da China, Jifa não se rendeu e esforçou-se por encontrar uma solução.
 
“Embora tenha sobrevivido ao acidente perdi as mãos e não tinha dinheiro para comprar umas falsas. Portanto, decidi fazer as minhas”, contou o homem, citado pelo Daily Mail. Ao longo de quase uma década, Jifa desenvolveu vários protótipos e, após muitas tentativas, conseguiu finalmente o que se desejava: duas “mãos” alternativas com todas as funções necessárias.
 
As mãos, feitas maioritariamente de metal, são capazes de segurar e agarrar graças a um conjunto de fios e pequenas rodas. “Controlo-as com os movimentos dos meus cotovelos e consigo trabalhar, viver com normalidade e alimentar-me como qualquer outra pessoa”, explicou. 
 
Segundo Jifa, o único senão é o facto de serem pesadas, o que faz com que os braços fiquem cansados com a utilização da prótese, e de “ficarem muito frias ou muito quentes nos picos do Verão e do Inverno”.
 
Ainda assim, as novas mãos deram-lhe uma nova vida e este inventor já tem outros objetivos em mente, nomeadamente o desenvolvimento de equipamentos semelhantes para outras pessoas com limitações físicas.
 
“Construí-as a partir do nada recorrendo, basicamente, a metal. Não há necessidade de pagar uma fortuna aos hospitais para as ter”, concluiu, revelando a intenção de evitar que milhares de chineses continuem a gastar valores elevadíssimos para obter as suas próteses.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório