Desporto

Homem nonagenário completa 41º triatlo da sua vida

Chama-se Arthur Gilbert, é britânico e é o mais velho atleta de triatlo do mundo de acordo com a World Records Academy. Aos 91 anos completou o seu 41º triatlo.
Versão para impressão
Chama-se Arthur Gilbert, é britânico e é o mais velho atleta de triatlo do mundo de acordo com a World Records Academy. No passado sábado e aos 91 anos, Gilbert completou o seu 41º triatlo depois de uma aventura que começou em 1970.
 
“Divirto-me muito a fazer desporto.  Mantém-me jovem”, conta o nonagenário, citado pela BBC, depois de ter terminado em menos de três horas o desafio que incluía 500 metros de natação, 20 quilómetros de bicicleta e cinco quilómetros de corrida.
 
Este “avô” atleta começou a competir na década de 70 mas foi após se ter reformado, aos 68 anos,  que o antigo engenheiro se dedicou inteiramente ao desporto. Atualmente, vai ao ginásio três vezes por semana, pedala 40 quilómetros todos os domingos e ainda encontra energia para dar 50 voltas diárias à piscina.
 
A atividade física tornou-se especialmente importante para Gilbert depois da morte da mulher e do filho e o desportista confessa que, embora o resto da família o considere um pouco “louco”, apoia a opção que o faz feliz. 
 
“Foi muito difícil perder a minha esposa e a morte do meu filho, que tinha apenas 55 anos, foi também um grande choque, mas o desporto ajudou-me a superar a dor. É algo que me dá um prazer tremendo”, admite.
 
Arthur Gilbert adianta ainda que, depois de ter batido mais um recorde pessoal, não tem intenções de abrandar, até porque ter uma vida ativa e manter uma dieta equilibrada ajuda, no seu entender, na manutenção de um espírito de juventude.
 
“O desporto não é bom apenas para a nossa saúde física. É bom para o nosso cérebro. Eu adoro viver e espero continuar por aqui mais algum tempo”, conclui.
 
De salientar que Gilbert já foi também distinguido por fazer trabalho comunitário e agraciado, em 2008, com um título da Ordem do Império Britânico. Além disso, o nonagenário foi recentemente escolhido para transportar a tocha olímpica, uma experiência que considerou “maravilhosa”.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub