Mundo

Homem de 100 anos completa maratona no Canadá

NULL
Versão para impressão
Fauja Singh, um homem de 100 anos de idade, terminou este domingo uma maratona em Toronto, no Canadá. Embora não tenha ganho, conseguiu completar um percurso de 42 quilómetros e transformou-se no atleta mais velho de sempre a correr naquela prova.

Singh, já apelidado “Tornado de Turbante”, concluiu o desafio com quase seis horas de diferença do vencedor, Kenneth Mungara, um queniano de apenas 38 anos.

O treinador e tradutor do atleta explicou à CNN que “correr esta maratona era um sonho dele”. De acordo com Harmander Singh, “ele queria fazer uma corrida quando tivesse 100 anos e esse dia chegou”.

O centenário nasceu na Índia rural, em 1911, mas só começou a correr depois de se ter mudado para Inglaterra, após a morte da mulher e do filho. Desde 2003, Fauja Singh detinha o recorde mundial do grupo de mais de 90 anos, ao ter finalizado este mesmo percurso com 92 anos de idade.

Aos 93 anos participou numa outra prova, que lhe garantiu o reconhecimento como o mais velho corredor de maratona pela Associação de Estatísticas em Corridas de Estrada. Porém, para o Livro de Recordes do Guinness, o mais velho continuava a ser Dimitrion Yordanidis, um grego que completou a maratona de Atenas com 98 anos, em 1976.

Agora, aos 100 anos, Fauja Singh bateu o seu próprio recorde. De acordo com Singh, o segredo de toda esta vitalidade e resistência está nos hábitos saudáveis que sempre adotou – uma dieta vegetariana à base de caril e chá, exercício diário e nada de álcool ou tabaco.  

Em declarações ao website da maratona, depois da prova, Fauja Singh fez questão de sublinhar que irá continuar a correr enquanto isso o “mantiver vivo”.

 
 

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório