Saúde

Homem cria jogo de computador para ajudar filha doente

NULL
Versão para impressão

No Reino Unido, um homem criou um jogo de computador para ajudar a filha de quatro anos, que sofre de fibrose cística, a enfrentar as sessões de fisioterapia respiratória. O jogo torna o tratamento divertido e ainda pode ajudar a monitorizar a progressão da doença.

David Day, professor de informática e matemática na Universidade de Derby, Grã-Bretanha, sofria com as sessões diárias de fisioterapia respiratória da filha Alicia. “Todas as noites, ela chorava, gritava e fugia. A coisa estava a ficar progressivamente mais difícil”, contou Day à BBC.

Com este jogo, criado em colaboração com especialistas da Escola de Computação e Matemática da Universidade de Derby, o pai conseguiu diminuir o sofrimento da menina durante as sessões de fisioterapia. Através de uma máscara ligada por tubos ao computador, a criança controla personagens e formas no ecrã conforme a força com que expira.

A linha de jogos desenvolvida por Day teve o apoio de verbas da universidade e de bolsas de pesquisa europeias. Os criadores colocaram um dispositivo na máscara que converte a respiração das crianças em sinais eletrónicos. Controlando a sua respiração durante a fisioterapia, as crianças controlam também os personagens do jogo.

Fibrose Cística: Uma doença que afeta a respiração

A fibrose cística é causa de uma alteração nas glândulas que faz com que o corpo produza um muco mais espesso, bloqueando as vias respiratórias e outros órgãos. Para expelir o muco, é fundamental a realização de uma fisioterapia respiratória regular.

A fisioterapia inclui uma máscara de Pressão Expiratória Positiva (PEP), que é colocada no rosto e que dificulta a expiração para que os doentes puxem o muco do pulmão e consigam expeli-lo tossindo.

No entanto, este tratamento é muito desagradável para as crianças e pode ser bastante complicado conseguir que elas façam os exercícios. É aqui que o jogo, criado por David Day por amor à filha, pode trazer mudanças bastante positivas. 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório