Inovação e Tecnologia

Homem constrói “asas” e concretiza sonho de voar

Na Holanda, um engenheiro construiu umas "asas" que o transformaram no primeiro homem a voar alguns metros com a força dos próprios músculos e o auxílio da tecnologia.
Versão para impressão
Quando perguntamos a alguém que superpoder gostaria de possuir é frequente ouvir a capacidade de voar como uma das respostas. Na Holanda, um engenheiro não quis limitar-se ao desejo e construiu umas asas que o transformaram no primeiro homem a voar alguns metros com a força dos próprios músculos e o auxílio da tecnologia.
 
Graças a um sistema eletrónico que o próprio desenhou e ao movimento dos braços, este homem concretizou um sonho antigo: voar. No passado domingo, Jarno Smeets, de 31 anos, levantou voo de um parque na cidade de Haia e pousou, em segurança, cerca de um minuto depois e 100 metros mais à frente.
 
A experiência aconteceu no âmbito do Human Bird Wings, um projeto independente nascido há seis meses que partiu de uma ambição pessoal e de uma visão que pretende ir além do banal. “Desde que era pequeno que fui inspirado por pioneiros como Otto Lilienthal, Leonardo da Vinci e mesmo pelo meu avô”, explicou Smeets.
 
O jovem engenheiro decidiu, então, pôr mãos à obra e criou um sistema envolvendo motores, dois comandos da Wii – a célebre consola de jogos – e os acelerómetros de um smartphone. Combinadas entre si, estas ferramentas deram o impulso necessário às asas, com 17 metros quadrados e fabricadas a partir do material usado nos pára-quedas e de mastros de windsurf, e permitiram a Smeets mover os braços livremente sem correr o risco de partir nenhuma delas. 

Esta é, aliás, a grande peculiaridade do sistema, uma vez que, pela primeira vez, o voo conta com a participação do movimento humano, embora este corresponda apenas a 5% da força necessária, sendo a restante fornecida pelos motores. 
 
Com o projeto, pode ler-se em comunicado, Smeets “provou que a tecnologia moderna e a robótica podem criar um futuro real a partir de sonhos de engenharia que pareciam impossívels, como o sonho de voar como um pássaro”. 

Clique AQUI para saber mais sobre o projeto Human Bird Wings. 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório