Mundo

Homem atravessa Oceano Atlântico com balões de hélio

Um norte-americano de 39 anos partiu à aventura e está, neste momento, a atravessar o Oceano Atlântico num barco suspenso por balões de hélio. A travessia, ao longo de mais de 4.000 quilómetros, está prevista durar entre 3 a 5 dias.
Versão para impressão
Um norte-americano de 39 anos partiu à aventura e está, neste momento, a atravessar o Oceano Atlântico num barco suspenso por balões de hélio. A travessia, ao longo de mais de 4.000 quilómetros, está prevista durar entre 3 a 5 dias, com aterragem algures entre Marrocos e a Islândia.
 
A descolagem aconteceu na passada quinta-feira, em Caribou, no Maine (EUA). Com 370 balões de hélio coloridos, Jonathan Trappe subiu em direção ao céu num barco salva-vidas, amarelo, especialmente criado para a ocasião, numa imagem que fazia lembrar a icónica casa do filme 'Up – Altamente'.
 
Nesta que é a primeira vez que alguém tenta atravessar 2.500 quilómetros de alto mar apenas com um aglomerado de balões, o norte-americano, natural da Carolina do Norte, irá voar até 8.000 metros de altitude em direção à Europa. 
 
“Tenho tanto medo como qualquer outra pessoa. Mas quero-me deixar levar pelo espírito da aventura, fazer algo que nunca antes foi feito e aproveitar o melhor da vida”, conta Jonathan, citado pelo Daily Mail.
 
Image and video hosting by TinyPic

A acompanhar o aventureiro vai estar uma equipa de meteorologistas que o irá orientar e aconselhar consoante a variação de frentes meteorológicas. O ponto de aterragem vai ser decidido pelos ventos, que vão levar Jonathan até algures entre Marrocos e a Islândia, sendo Portugal uma forte probabilidade, pela sua localização a oeste do continente europeu.
 
“O tempo é, sem dúvida, o fator mais perigoso. Ao mesmo tempo, é uma faca de dois gumes. Porque, se por um lado é a única coisa que me vai levar até ao fim, por outro pode arruinar a viagem e até pôr a minha vida em risco, caso as condições sejam más”, refere.  

Em Maio de 2010, Trappe conseguiu tornar-se o primeiro homem a voar sobre o Canal da Mancha num balão – numa travessia que durou mais de 14 horas, e em 2011, sobre os Alpes. Em voos anteriores, o norte-americano chegou a viajar apenas com uma simples cadeira de escritório suspensa por balões.

Acompanhe o feito do norte-americano AQUI e saiba mais AQUI.

Notícia sugerida por Raquel Baêta

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub