Ambiente

Holandeses projetam ilha de plástico reciclado

O projeto ambicioso chama-se Recycled Island e foi concebido por eco-arquitetos holandeses. Tem três objetivos principais: limpar os oceanos da poluição aglomerada em ilhas de plástico, criar nova terra e construir nela um habitat sustentável a nível
Versão para impressão
O projeto ambicioso chama-se Recycled Island e foi concebido por eco-arquitetos holandeses. Tem três objetivos principais: limpar os oceanos da poluição aglomerada em ilhas de plástico, criar nova terra e construir nela um habitat sustentável a nível de energia e mesmo alimentação.

A Recycled Island, ou Ilha Reciclada em português, teria o tamanho da maior ilha do Havai e estaria localizada no Oceano Pacífico Norte onde existe a maior concentração de plástico.

O plástico lançado ao mar não é biodegradável, acaba por se fragmentar em pequenos pedaços e a ser ingerido pela fauna marinha local com prejuízo para a saúde. O objetivo é recolher esse plástico e com ele construir terreno, casas, fertilizar o solo com resíduos de algas e outros, e gerar eletricidade a partir da energia solar, das ondas ou do vento.

O conceito pode parecer rebuscado mas apresenta uma solução interessante para o desperdício que existe nos oceanos e que destroem habitat natural. O projeto está a ser financiado pelo Netherlands Architecture Fund.

De acordo com o site oficial do projeto, a concentração total de plástico no mar tem a dimensão de França e Espanha juntas, o que torna o projeto mais exequível.

[Notícia sugerida pela utilizadora Carla Veríssimo]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório