Ambiente

Hoje é o dia da camada de ozono

NULL
Versão para impressão
Assinala-se hoje o Dia Internacional para a Proteção da Camada De Ozono. O dia comemora-se desde 1994, altura em que foi instituído pela assembleia geral das Nações Unidas.

Em Portugal, a Quercus, Associação Nacional de Conservação da Natureza, aproveitou a data para dar algumas informações sobre o estado do compromisso português com a redução das emissões de CO2.

Segundo os dados divulgados ontem pela associação, Portugal conseguiu em 2010 cumprir com as metas de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Eletrónicos (REEE), um apontamento positivo. No entanto, a Quercus explica que para fazer frente aos atuais problemas ambientais é importante que as metas se alarguem.

No ano passado foram recolhidas 47 mil toneladas de REEE, mas o valor total de emissões para a atmosfera foi de 165 mil toneladas. O objetivo anual era recuperar o equivalente a quatro quilos por habitante, o que foi atingido.

“É urgente que se combata a má manipulação e gestão ilegal deste tipo de REEE e que o Ministério do Ambiente e as sociedades gestoras orientem as suas campanhas de sensibilização com o objetivo de aumentarem radicalmente as recolhas de REEE com CFC´s”, lê-se no site da Quercus.

Os dados mais recentes divulgados pela Ozone Watch revelam que a 11 de setembro o buraco de ozono no polo Sul era de 25 milhões de quilómetros quadrados, um valor que se aproxima bastante do máximo histórico de 27 milhões, registado em 2006. Na primavera deste ano, a dimensão do buraco atingiu um recorde.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório