Mundo

Hoje é Dia Mundial do Trabalho Humanitário

Assinala-se esta quinta-feira, dia 19 de agosto, o Dia Mundial do Trabalho Humanitário. A ONU assinala a data para lembrar todos os trabalhadores humanitários que trabalham ao serviço de quem precisa. A data pretende ainda relembrar todos os que morr
Versão para impressão
Assinala-se esta quinta-feira, dia 19 de agosto, o Dia Mundial do Trabalho Humanitário. A ONU assinala a data para lembrar todos os trabalhadores humanitários que trabalham ao serviço de quem precisa. A data pretende ainda relembrar todos os que morreram ou ficaram feridos em serviço e sensibilizar o mundo.

“Eles representam aquilo que há de melhor na natureza humana. Porém, o seu trabalho é perigoso. Frequentemente, arriscam-se por alguns dos lugares mais perigosos da Terra. E muitas vezes, pagam um preço elevado: intimidação hostil, sequestro e até a morte”, afirma o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon na sua mensagem oficial.

A data é assinalada pelo segundo ano consecutivo, e coincide com o aniversário da morte em 2003 de 22 enviados das Nações Unidas na sua sede, em Bagdad. Entre eles estava o enviado especial da ONU, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello.

Este ano sob o tema “Eu sou um trabalhador humanitário”, a data pretende celebrar todos os profissionais que trabalham incansavelmente no terreno a organizar e a distribuir ajuda a quem precisa.

Seja nas cheias do Paquistão, no terramoto do Haiti, sempre que uma crise se instala entram em jogo estes profissionais que na sua maioria das vezes ainda são vistos e recebidos com desconfiança em territórios mais hostis.

Os preconceitos dificultam muitas vezes o raio de ação destes profissionais, numa altura em que cada vez mais pessoas são afetadas por calamidades e precisam de ajuda externa.

Este é assim um dia para lembrar o trabalho destes trabalhadores, funcionários independentes de ONG´s por todo o mundo que dedicam a sua vida a ajudar e a melhorar as condições de vida de crianças, homens e mulheres que precisam de ajuda.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório