Saúde

Hoje é dia Mundial da Pessoa com Alzheimer

O Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer assinala-se hoje, terça-feira, sob o tema "Demência. É altura de agir!" para alertar governos e cidadãos para a necessidade de sensibilizar para uma doença que afeta 90 mil portugueses e onde o diagnóst
Versão para impressão
O Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer assinala-se hoje, terça-feira, sob o tema “Demência. É altura de agir!” para alertar governos e cidadãos para a necessidade de sensibilizar para uma doença que afeta 90 mil portugueses e onde o diagnóstico precoce é essencial para uma melhor qualidade de vida.

A Associação Alzheimer Portugal assinala a data com várias ações e relembra a urgência da criação e desenvolvimento de um Plano Nacional para as Demências. O diretor executivo da associação, António Costa, estima que existam em Portugal 153 mil pessoas com demência e, dessas, 90 mil tenham Alzheimer.

O tema das comemorações deste ano aponta para “a necessidade de governos e cidadãos agirem no sentido de divulgar e sensibilizar para esta doença e melhorar a prestação de serviços a pessoas que sofrem de demência e aos seus cuidadores”.

A Alzheimer´s Disease International aproveita a oportunidade para lançar o Relatório Mundial sobre a Doença de Alzheimer 2010, com enfoque no impacto económico da doença a nível global.

De acordo com esse mesmo relatório os gastos com a demência em todo o mundo chegarão aos 460 mil milhões de euros em 2010, ou seja, 1% do PIB mundial.

A Alzheimer´s Disease International considera que os Governos devem fazer da demência uma prioridade na saúde e devem desenvolver planos de cuidados de longa duração que antecipem e enfrentem a doença e assegurem a proteção social das pessoas vulneráveis à demência.  

Apela ainda aos Governos e aos grandes financiadores para aumentarem o financiamento da investigação da demência. 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório