Saúde

HIV/SIDA: Investigadores perto de alcançar vacina

Investigadores norte-americanos descobriram três anticorpos capazes de bloquear em laboratório 91% dos tipos de vírus da imunodeficiência humana (HIV) que circulam atualmente. A descoberta abre caminho para uma vacina eficaz contra a SIDA, conforme a
Versão para impressão
Investigadores norte-americanos descobriram três anticorpos capazes de bloquear em laboratório 91% dos tipos de vírus da imunodeficiência humana (HIV) que circulam atualmente. A descoberta abre caminho para uma vacina eficaz contra a SIDA, conforme anunciaram em Washington os cientistas do National Institute of Health.

Os cientistas analisaram a acção dos anticorpos no sangue de um seropositivo que produzia naturalmente esses anticorpos. A vacina em curso pretende ensinar o sistema imunitário a produzir grandes quantidades deste tipo de bloqueadores da SIDA.

Vai exigir “muito trabalho” conforme garante ao Wall Street Journal o diretor Gary Nobel do National Institute. Segundo o mesmo responsável vai demorar algum tempo até observarem resultados clínicos mais concretos.

A pesquisa vai ser publicada na revista e na edição online da Science. Mais de 33 milhões de pessoas viviam com HIV no fim de 2008, e cerca de 2.7 milhões contraíram o vírus este ano de acordo com estimativas das Nações Unidas.

A pesquisa representa uma esperança importante na pesquisa de uma vacina contra a doença que foi identificada há mais de um quarto de século. No ano passado foi anunciada na Tailândia uma vacina mas que reduzia apenas em 30% o risco de infeção.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório