Saúde

HIV/Sida: casos diminuem a nível global

Apesar de ainda atingir níveis preocupantes, os casos anuais de SIDA em Portugal registaram uma diminuição de 36% entre 2000 e 2009. A nível mundial registou-se um decréscimo de 17% dos casos de infeção. São números avançados pela ONU e pela ministra
Versão para impressão
Apesar de ainda atingir níveis preocupantes, os casos anuais de SIDA em
Portugal registaram uma diminuição de 36% entre 2000 e 2009. A nível
mundial registou-se um decréscimo de 17% dos casos de infeção. São
números avançados pela ONU e pela ministra da Saúde no Congresso CPLP
VIH/SIDA.

A ministra Ana Jorge, que esteve presente na cerimónia de abertura, salientou no entanto que o número de mortes devido à doença permanece “muito preocupante”, assim como os “novos casos de infeção: mais de sete mil pessoas por dia, muitas delas crianças”.

Os trabalhos dividem-se em quatro áreas: prevenção e tratamento; mundo do trabalho, cooperação e recursos humanos. A Ministra da Saúde portuguesa lembrou que a”resposta cabe a cada um dos países assegurar, mas deverá igualmente ser dada num quadro de cooperação”.
 
Na CPLP os casos continuam preocupantes

Ana Jorge esclareceu ainda no seu discurso que “no espaço da CPLP, o número de infetados com VIH/SIDA atinge valores preocupantes. Por isso, e apesar do decréscimo global da infeção, esta permanece como uma ameaça à saúde e ao desenvolvimento, fazendo com que seja necessário subir a intensidade da resposta”.
 
O III Congresso CPLP VIH/SIDA, que decorre em Lisboa até ao final da semana, começou ontem com a assinatura de um memorando entre a comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a ONU/Sida.

O acordo vai permitir elaborar programas estratégicos nos oito países da CPLP para prevenção e união de esforços no combate à doença e na promoção dos direitos Humanos dos doentes infetados.

Pode saber mais e assistir às conferências que estão a ter lugar no Centro de Congressos de Lisboa em tempo real através do site: www.congressohiv-cplp2010.com/

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório