Ambiente

Himalaias: Acordo para alterações climáticas

NULL
Versão para impressão

Na semana passada, quatro países dos Himalaias acordaram colaborar em matéria de energia, alimentação e biodiversidade para minizar os impactos das alterações climáticas naquela região. Índia, Nepal, Bangladesh e Butão chegaram a acordo na conferência sobre as alterações climáticas para viver nos Himalaias, que se realizou no Butão.

O objetivo da cimeira, que esteve na base deste acordo, é que os países da região sejam capazes de estabelecer uma adaptação às alterações climáticas que se fazem sentir, assim como medir o impacto que as mudanças no clima provocam nas espécies animais, de acordo com o comunicado de imprensa da World Wildlife Fund (WWF),

“As mudanças no clima estão a colocar a zona leste do Himalaias uma grande pressão – os seus habitantes, as suas paisagens e as suas espécies animais sofreram um grande impacto com todas estas alterações climatéricas que se têm vinda a verificar”, disse Pema Gyamtsho, Ministro da Agricultura e das Florestas do Butão.

“A zona leste dos Himalaias precisa urgentemente de uma cooperação a nível regional entre os governos, as organizações não governamentais e ta colaboração de toda a sociedade civil A nação dos Himalaias tem que agir agora de forma a evitar os piores impactos das alterações climáticas”, explicou novamente o membro do governo do Butão à WWF.

Segundo a WWF, os quatros países concordaram em cooperar para melhorar o acesso a recursos energéticos – que sejam acessíveis e de confiança – e a tecnologias através de um mecanismo de partilha do conhecimento regional.

As principais conclusões

De acordo com a WWF, no que diz respeito à água os países acordaram em colaborar na gestão do ecossistema e desastre, partilhando as suas experiências na eficiência do uso da água.

Outra das áreas que tiveram sucesso na negociação foi a segurança alimentar, já que os países acordaram em prever formas de adaptar e melhorar a produção de alimentos, garantindo um melhor acesso das comunidades vulneráveis a comida.

A próxima ronda de conversações sobre clima promovida pelas Nações Unidas vai decorrer em Durban, África do Sul, a partir de 28 de Novembro.

 [Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório