Saúde

Hepatite C: Novo medicamento 6 vezes mais eficaz

NULL
Versão para impressão
Estão a ser testados, no Brasil, dois novos medicamento contra a hepatite C e, para já, os resultados apontam para uma eficácia seis vezes superior no que respeita ao tratamento da doença. Os fármacos devem começar a ser fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no segundo trimestre de 2012.

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas está a testar os dois medicamentos: a Telaprevir e a Boceprevir. Até agora, segundo notícia o Estadão, os fármacos já foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem utilizados no Brasil, sendo a sua comercialização nos restantes países ainda uma incógnita.

Os medicamentos apresentam um índice de cura de aproximadamente 75% em pacientes que nunca fizeram tratamento contra a hepatite C, valor que contrasta com os 40% que se conseguiam com os atuais medicamentos (Interferon e Ribavirina).

“A eficácia tem se mostrado até mesmo na redução do tempo de tratamento, diminuindo de um ano para a média de nove a 11 meses”, explicou o médico Roberto Focaccia, responsável pelos estudos, ao Estadão. O especialista indicou mesmo que dos nove pacientes tratados com o Telaprevir, oito ficaram curados.

Entre os pacientes testados, verifica-se que a taxa de cura alcançou valores mais elevados no caso de doentes que já tinham feito o tratamento convencional, mas tinham tido recaídas. De facto, nesses as novas substâncias tiveram um nível de sucesso que chegou aos 88%, valor bastante superior aos 15% obtidos com os anteriores.

O tratamento que só deve ficar disponível no serviço público de saúde em 2012, apresenta atualmente um custo de R$ 9 mil por mês nas clínicas privadas. Estes testes também estão a ser feitos noutros países, sob a supervisão da FDA (Food and Drug Administration), que regula os medicamentos norte-americanos.

A hepatite C é uma doença viral do fígado causada pelo vírus da hepatite C (HCV).

Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes] 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório