Cultura

Hemeroteca Municipal de Lisboa reabre ao público

A Hemeroteca Municipal de Lisboa está, de novo, em funcionamento. O espaço reabriu, provisoriamente, ao público nas Laranjeiras, cerca de dois anos depois do encerramento das suas anteriores instalações.
Versão para impressão
A Hemeroteca Municipal de Lisboa está, de novo, em funcionamento. O espaço reabriu, provisoriamente, ao público na rua Lúcio de Azevedo, 21-B, nas Laranjeiras, cerca de dois anos depois do encerramento das suas anteriores instalações no coração do Bairro Alto.
 
Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa explica o novo espaço “visa assegurar as funções nucleares da Hemeroteca, com destaque para a consulta, imediata ou mediante requisição, da coleção em catálogo”, permitindo o acesso a mais de 12.000 títulos de jornais e revistas. 
 
“Dependendo do título pretendido, o acesso pode ser imediato (documentos indicados no catálogo com o local “Hemeroteca”) ou condicionado (documentos indicados no catálogo com o local “Depósito Geral 2″) implicando, neste caso, uma requisição prévia com um prazo médio de resposta”, explica o site oficial da Hemeroteca. 
 
Em simultâneo com a nova Hemeroteca Municipal de Lisboa (HML) funciona, também, a Hemeroteca Digital, sítio na Internet que “tem por objetivo a construção de uma biblioteca digital de jornais e revistas caídos em domínio público”.
 
Segundo a HML, “com este projeto, pretende-se criar um sítio de referência para a consulta em linha e difusão pública do universo fascinante da imprensa periódica portuguesa”, disponibilizando-se, assim, através da Internet, “em formato HTML e PDF, diversos títulos de publicações periódicas”. 
 
Entre os documentos a que é possível aceder estão ainda “coleções digitais colecções digitais de periódicos do fundo local e histórico, completadas com fichas históricas de apresentação dos jornais e revistas, raridades bibliográficas relacionadas com a imprensa escrita, e bibliografia de referência para o estudo e consulta do acervo bibliográfico da HML”.
 
A Hemeroteca Municipal de Lisboa deverá manter-se em atividade nas Laranjeiras até que as obras no Complexo Desportivo da Lapa, que a autarquia está a reabilitar para receber a HML, uma biblioteca local e diversos espaços desportivos, estejam terminadas.

Clique AQUI para saber mais sobre os serviços disponibilizados pela Hemeroteca Municipal de Lisboa. 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório