Desporto

Havaiano surfa maior onda de sempre em Portugal

NULL
Versão para impressão
Garrett McNamara surfou, esta segunda-feira, a maior onda de sempre na Praia do Norte, na Nazaré. A onda gigante, com cerca de 30 metros (90 pés) é considerada a maior alguma vez surfada em todo o mundo, tendo ultrapassado a anterior recordista, que media 21 metros.

O momento aconteceu quando o havaiano participava no projeto ZON North Canyon Show 2011 na praia portuguesa, acompanhado por outros dois surfistas – Andrew Cotton, do Reino Unido, e Al Mennie, da Irlanda.

Após várias ondas com cerca de 20 metros, McNamara foi surpreendido pelo “Canhão da Nazaré”, que provocou uma onda com mais 10 metros do que o esperado.

O “Canhão”, considerado o maior desfiladeiro submerso da Europa, leva a um empolamento das ondas pela conjugação de perfeitas condições de ondulação, marés e ventos, o que justifica a altura fora do normal que estas alcançam.

McNamara, que assim fez a Vila da Nazaré entrar na história do surf, disse sentir-se “abençoado por ter sido convidado a explorar este fenómeno e este sítio especial”, onde as ondas são “muito misteriosas”.

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório