Saúde

Harvard apresenta nova ordem dos alimentos

Os Estados Unidos substituíram a tradicional pirâmide dos alimentos por um prato dos alimentos onde a prioridade são os óleos saudáveis, fruta, vegetais, cereais integrais, feijões e proteínas.
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Os Estados Unidos substituíram a tradicional pirâmide dos alimentos por um prato dos alimentos. Óleos saudáveis, fruta, vegetais, cereais integrais, feijões e proteínas são as prioridades do novo guia nutricional elaborado por uma equipa de Harvard.

Foi o próprio governo norte-americano que, há uns meses, decidiu substituir a tradicional pirâmide dos alimentos por um prato dos alimentos, que ficou conhecido como MyPlate.

No entanto, os peritos da Escola de Saúde de Harvard defendem que o MyPlate é demasiado simplista e não oferece noções suficientes sobre nutrição, por isso lançaram agora a sua própria versão do prato, intitulada Healthy Eating Plate. Tal como o prato do governo norte-americano, o prato de Harvard está divido em quatro secções principais mas oferece mais detalhes nutritivos. 

Muitas variedades de vegetais, frutas de várias cores, grãos integrais e proteínas saudáveis são as principais sugestões do prato ideal de Harvard, que também recomenda a utilização de óleos saudáveis como o azeite, a ingestão de bebidas como água, chá e café, recomendando ainda um consumo muito moderado de leite, de arroz e massas brancas, de carne processada. Por fim, a tabela recomenda também que se evitem as bebidas açucaradas.

Walter Willett, professor de Nutrição de Harvard, afirma que é importante especificar que tipo de alimentos se deve ou não comer para oferecer uma verdadeira orientação.

“Por exemplo, no prato de Harvard há uma distinção entre cereais processados e integrais”, explica Willett porque os alimentos baseados em cereais refinados, como o pão branco ou o arroz refinado, podem aumentar o risco de ataques cardíacos e diabetes tipo 2.

Azeite, grãos, feijões, cereias integrais e proteínas saudáveis
 
Por outro lado, é importante distinguir entre as proteínas saudáveis – carnes brancas, peixe, grãos, feijões e frutos secos – sublinhando a necessidade de ingerir gorduras saudáveis como o azeite. E nunca é demais sublinhar que batatas – sobretudo as batatas fritas – não são uma opção saudável como os vegetais, defendem os nutricionistas.
 
O prato de Harvard também indica que o consumo de leite deve ser limitado a um ou dois copos por dia já que, ao contrário do que se pensa, o “consumo excessivo de leite não previne doenças como a osteoporose”, salienta Willett.

Por fim, num dos cantos do prato nutricional, pode ver-se um conselho “extra” onde se lê “stay active” [mantenha-se ativo, em português], sugerindo que uma alimentação saudável deve ser sempre acompanhada de algum exercício físico.

Clique AQUI para aceder ao site da Universidade de Harvard dedicado ao site Healthy Eating Plate.

[Notícia corrigida a 18/01/2011 às 13h30]

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