Mundo

Haiti: Cruz Vermelha Portuguesa constrói 600 casas

No âmbito de uma parceria com as congéneres suíça e belga, a Cruz Vermelha Portuguesa participa no projeto de construção de 600 casas no Haiti, destinadas a acolher as famílias desalojadas no seguimento do violento sismo ocorrido na região, em janeir
Versão para impressão
No âmbito de uma parceria com as congéneres suíça e belga, a Cruz Vermelha Portuguesa participa no projeto de construção de 600 casas no Haiti, destinadas a acolher as famílias desalojadas no seguimento do violento sismo ocorrido na região, em janeiro.

Neste momento, estão já concluídas 24 casas, sendo que outras 26 já se encontram em fase de acabamento. As habitações estão localizadas numa zona montanhosa a cerca de 70 a 80 quilómetros da capital do país, Port-au-Pince, onde as pessoas “não têm nada, literalmente nada”, contou à agência Lusa Pimenta Araújo, um dos membros da delegação enviada ao Haiti para acompanhar o processo.

Apesar de terem sido testadas contra a intempérie, as habitações têm apenas uma divisão, com três janelas e uma porta em alumínio, respeitando “a tradição da região”, referiu Pimenta Araújo. “Cozinham fora e as latrinas também são fora de casa. No fundo, é só para as pessoas terem um teto para dormir e se protegerem da chuva”.

As famílias participam também ativamente no processo, construindo as fundações em que assentam estruturas pré-fabricadas, importadas do Vietname, nas bases de betão.

Este projeto, que tem conclusão prevista para setembro de 2011, representa um investimento total de 2,9 milhões de euros. Contudo, há ainda muito a fazer no país: !Os serviços públicos não existem, são tendas nos jardins, nas ruas tudo se compra e tudo se vende e o lixo é cada vez maior porque não há saneamento básico. Dois terços da população não tem água potável!, descreveu Pimenta Araújo à Lusa.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório