Mundo

Haiti: Banco Mundial vai doar 255 milhões de dólares

NULL
Versão para impressão
O Banco Mundial (BM) anunciou esta semana que vai doar um total de 255 milhões de dólares (189 milhões de euros) para ajudar o Haiti a voltar ao normal. Quase dois anos depois do violento sismo que destruiu grande parte do país, ainda são várias as fragilidades que se sentem ao nível da educação, emprego e infra-estruturas.

A bolsa monetária visa ajudar o povo haitiano a reconstruir a sua vida, assim como limpar os bairros e enviar várias crianças para a escola no próximo ano, ao abrigo de um plano aprovado esta quinta-feira, conta a Lusa. O dinheiro vai ser ainda utilizado para dar uma habitação a cerca de 22.500 pessoas que perderam o seu lar no dia 12 de Janeiro de 2010.

Nos bairros serão reparados parques e estradas. Em relação ao ensino, o dinheiro vai pagar propinas a 100 mil crianças e formação a oito mil professores. Também as refeições de 75 mil jovens serão asseguradas cinco vezes por semana.

Neste momento, muitos haitianos encontram-se ainda a viver em acampamentos construídos nessa altura, diz a Lusa. Com este dinheiro volta a nascer alguma esperança no Haiti, depois da comissão que coordenava os trabalhos de reconstrução do país ter sido dissolvida em Outubro.

Neste momento está a cargo de uma equipa de transição e do primeiro-ministro Garry Conille a manutenção da situação e a busca por uma nova comissão.

Esta tem sido uma semana de boas notícias para o país, já que além do plano de ajuda do BM, foram encontrados centenas de potenciais investidores durante um fórum realizado Governo do Haiti e o Banco Inter-Americano de Desenvolvimento.

Estes investimentos podem vir a gerar 500 mil empregos um período de três anos. Duas empresas revelaram já alguns projetos. Entre eles está a construção de um parque industrial no norte, e a edificação do Hotel Marriot na capital Port-au-Prince.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório