Desporto

Há dois nadadores portugueses no ‘top 10’ do mundo

Há dois nadadores portugueses no topo da hierarquia mundial nos 200 metros estilos. Diogo Carvalho e Alexis Santos subiram, recentemente, no 'ranking' do mundo, passando a ocupar os 7.º e 8.º lugares a nível global.
Versão para impressão
Há dois nadadores portugueses no topo da hierarquia mundial nos 200 metros estilos. Diogo Carvalho e Alexis Santos subiram, recentemente, no 'ranking' do mundo, tendo passado a ocupar, com a última atualização da tabela da Federação Internacional de Natação (FINA), os 7.º e 8.º lugares a nível global.
 
A subida aconteceu depois de Diogo Carvalho, atleta do Clube dos Galitos, e Alexis Santos, atualmente ao serviço do Sporting Clube de Portugal, terem garantido os mínimos A para os Jogos Olímpicos de 2016 naquela distância no decurso do Campeonato Nacional que se realizou no Centro Olímpico de Piscinas de Coimbra entre 1 e 4 de Abril. 
 
Diogo Carvalho, de 27 anos, registou a marca de 2.00,00, “saltando” do 25.º lugar da classificação mundial para a 7.ª posição. O nadador do clube aveirense vai, assim, participar pela terceira vez nos Jogos Olímpicos – depois de Pequim 2008 e Londres 2012 – e é, neste momento, o segundo melhor da Europa. 
 
Alexis Santos cumpriu, por seu lado, os 200 metros em 2.00,22, ascendendo do 12.º lugar para a 8.ª posição, que partilha com o norte-americano Andrew Seliskar.

Atualmente o terceiro melhor europeu, o atleta do Sporting (à direita), de 22 anos, conquistou, desta forma, a possibilidade de se estrear nas Olimpíadas do próximo ano. 
 

Em comunicado, a Federação Portuguesa de Natação salienta que “esta é a primeira vez que Portugal terá dois atletas nos Jogos Olímpicos a nadar a mesma prova”.
 
O recorde nacional absoluto dos 200 metros estilos, de 1.59,39, pertence a Diogo Carvalho desde os Mundiais de Barcelona de 2013.

A tabela do ranking mundial de 2015 nesta distância é liderada pelo japonês Daiya Seto com 1.58,27, seguido do húngaro Laszlo Cseh com 1.58,31 e do norte-americano Ryan Lochte com 1.58,57.

Notícia sugerida por Maria Pandina

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório