Ciência

Há água na Lua, confirmam cientistas

Os cientistas afirmam com segurança que existe água no satélite terrestre, embora fique ainda por explicar qual é a sua origem. Nove meses após o lançamento da sonda LCROSS para estudar a estrutura geológica da Lua, sabe-se ainda que a água distribui
Versão para impressão
[Foto: © NASA]

Os cientistas afirmam com segurança que existe água no satélite terrestre, embora fique ainda por explicar qual é a sua origem. Nove meses após o lançamento da sonda LCROSS para estudar a estrutura geológica da Lua, sabe-se ainda que a água distribui-se por lagos e não por vastos oceanos.

Reunidos no Fórum de Ciência da NASA, em Mountain View (Califórnia, EUA), os cientistas debateram o assunto e confirmaram que a análise espectroscópica do pó levantado pelo impacto do LCROSS mostrava a presença de moléculas de água e hidroxil – subproduto da água constituído por um átomo de hidrogénio e um de oxigénio.

“Descobrimos um ambiente totalmente novo”, disse Anthony Colaprete, chefe da missão LCROSS. “É muito mais frio que o antecipado, mas há energia, além de água e materiais de todo tipo que se acumulam ali enquanto ocorrem processos químicos”, revelou.

No entanto, desconhece-se ainda como chegou a água à Lua e como se distribuiu pelo satélite terrestre desde então. Colaprete anunciou que a NASA pretende voltar a prospecionar a Lua “com veículos móveis”, num local de aterragem bem definido.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório