Espetáculos e Exposições

Gulbenkian recebe exposição dedicada a Pessoa

A Fundação Calouste Gulbenkian prepara-se para receber a exposição "Fernando Pessoa, Plural como o Universo", que mostra toda a multiplicidade da obra do poeta português.
Versão para impressão
A Fundação Calouste Gulbenkian prepara-se para receber a exposição “Fernando Pessoa, Plural como o Universo”, cujo objetivo é mostrar toda a multiplicidade da obra do poeta português através de diversas componentes.
 
A inauguração da mostra está marcada para Fevereiro de 2012 e a exposição, dedicada inteiramente a Pessoa e aos seus heterónimos, ficará patente até Abril, “conduzindo o visitante numa viagem sensorial”, “para que leia, veja, sinta e ouça a materialidade das suas palavras”, promete a organização.
 
A exposição, também ela plural, está repartida em diversos compartimentos delimitados. Um deles foca-se no ortónimo e nos quatro mais importantes heterónimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Bernardo Soares, sendo reservado à apresentação individual de cada um destes nomes.
 
Uma outra divisão reúne um conjunto de textos “cuja tónica é mostrar como puderam conviver, no espírito de Pessoa, os heterónimos, os escritos autointerpretativos e todos os outros projetos que o poeta ia desenvolvendo, num processo dinâmico e simultaneamente solitário”.
 
Além disso, a mostra inclui documentos inéditos, pinturas e alguns objetos nunca expostos anteriormente no nosso país, e terá à disposição exemplares de toda a obra de Fernando Pessoa, em português e noutras línguas, para que esta “possa também ser uma oportunidade para a leitura ou releitura, num espaço pouco usual, dos múltiplos e diferenciados escritos do poeta”.
 
A exposição “Fernando Pessoa, Plural como o Universo” resulta de uma colaboração entre a Fundação Roberto Marinho (Brasil) e o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, tendo sido inaugurada nesta cidade brasileira em 2010. A entrada custa 3€.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub