Cultura

Guimarães: Capital da Cultura com “casa cheia”

Mais de 126 mil pessoas estiveram na semana de abertura da Capital Europeia da Cultura 2012 (CEC), em Guimarães.
Versão para impressão
Mais de 126 mil pessoas estiveram na semana de abertura da Capital Europeia da Cultura 2012 (CEC), em Guimarães. Estes dados foram anunciados esta terça-feira pela administração da Fundação Cidade de Guimarães, numa conferência de imprensa realizada no Palácio Vila Flor.
 
Com uma ocupação média de 82% de lotação de espaços na semana entre 21 e 28 de Janeiro, João Serra, presidente da Fundação Cidade de Guimarães, concluiu que estes dados resultaram do “êxito da estratégia comunicacional lançada pela CEC em Novembro de 2011”, assente no lema “Tu fazes parte”.
 
Mais de 161 espaços deram lugar a 35 espetáculos, onde estiveram envolvidos 281 artistas, com uma assistência de mais de 126 mil espetadores. Só os eventos do dia de abertura da CEC contabilizaram cerca de 19 mil assistências, em 21 de Janeiro.
 
João Serra, presidente da Fundação Cidade de Guimarães, afirmou que “o balanço da abertura demonstra o ambiente de confiança e consenso que se gerou à volta do evento”.
 
Apesar de Guimarães ter tido “casa cheia” logo em Janeiro, também o primeiro de oito concertos do ciclo Master Pieces a 18 de fevereiro, a cargo da Fundação Orquestra Estúdio, com a participação de Pedro Burmester e do maestro Francesco La Vecchia, já está esgotado desde o inicio do mês.
 
Além dos espetáculos dos principais espaços culturais que acolhem a programação da CEC, houve um aumento de visitas aos espaços culturais e históricos de Guimarães. Por exemplo, de acordo com a lusa, o Paço dos Duques de Bragança registou mais cinco mil visitantes do que em janeiro de 2011 e o Museu Alberto Sampaio sextuplicou o número de visitas em relação ao ano passado.

Clique AQUI para aceder diretamente à agenda da CEC.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub