Cultura

Guimarães: A festa já começou

Durante os próximos 12 meses, a Capital Europeia da Cultura abre-se ao mundo oferecendo uma extensa programação com muitos espetáculos, alguns dos quais decorrem nas ruas.
Versão para impressão

Durante os próximos 12 meses, a Capital Europeia da Cultura abre-se ao mundo oferecendo uma extensa programação com muitos espetáculos, alguns dos quais decorrem nas ruas. O arranque oficial de Guimarães Capital da Cultura está marcado para as 18h. Às 22h há um espetáculo do coletivo catalão La Fura dels Baus. Mas a festa não fica por aqui.

A cerimónia de abertura de Guimarães Capital Europeia da Cultura (CEC) abre às 18h com um espetáculo já esgotado, no pavilhão Multiusos, em que atuam vários músicos e continua, mais tarde, com uma apresentação de rua pelos Fura dels Baus, na Praça do Toural .

O espetáculo musical, que tem no guitarrista vimaranense Manuel d'Oliveira o mestre-de-cerimónias, intitula-se “Os nossos afetos” e, segundo afirmou em conferência de imprensa Carlos Martins, o diretor executivo da CEC, “são três os afetos representados: o afeto  à cidade, à lusofonia e uma reflexão sobre a Europa”.

Do pavilhão para a rua

Depois do concerto inaugural, o segundo momento da agenda está marcado para a renovada praça do Toural, às 22 horas, com “Berço de uma Nação”, um espetáculo com conceção e direção artística do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua (CCTAR) e dos catalães La Fura dels Baus.

É uma festa de espaço público, com teatro de rua, performance e projeções multimédia que contará com a participação da Banda da Sociedade Musical de Pevidém, a Associação de Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães e os Velhos Nicolinos.

DJs e uma exposição

Segue-se “A primeira noite”, a partir da meia-noite, um convite que desafia a população a levar a festa para as ruas e para os bares do centro histórico da cidade. Está prevista a atuação de DJs na praça da Oliveira, o epicentro desta celebração coletiva.

O dia é também marcado pela inauguração de “Cartografia da Memória e do Quotidiano”, uma exposição que se prolonga até 03 de março, na Sociedade Martins Sarmento, e que reúne os retratos que vários ilustradores foram fazendo da cidade depois de algum  tempo de permanência na cidade. Denis Deprez, João Fazenda, Anke Feuchtenberger, Ulli Lust, Marco Mendes e Nuno Sousa são os autores que irão apresentar os seus trabalhos.

Na abertura da Capital Europeia da Cultura esperam-se as presenças do presidente da República, Cavaco Silva, do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso e de Assunção Esteves, presidente da Assembleia da República.

Clique AQUI para aceder ao site oficial de Guimarães Capital Europeia da Cultura.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório