Negócios e Empreendorismo

Guimarães 2012 gera 85 milhões de euros para o PIB

Guimarães rendeu 85 milhões de euros de receitas para Portugal como Capital Europeia da Cultura. O estudo foi feito pela Universidade do Minho, que quis saber quais os efeitos daquela cidade na economia nacional.
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Guimarães rendeu 85 milhões de euros de receitas para Portugal como Capital Europeia da Cultura. O estudo foi feito pela Universidade do Minho, que quis saber quais os efeitos daquela cidade na economia portuguesa.
 
Para o presidente da Fundação Cidade de Guimarães, João Serra, os resultados apresentados revelam um valor “excelente”, mas “não refletem o sucesso total”. Na apresentação do estudo, esta sexta-feira de manhã, o responsável disse que o “maior sucesso” de Guimarães 2012 foi o “fortíssimo envolvimento da comunidade”. 
 
De acordo com a investigação, a Capital Europeia da Cultura (CEC) refere ainda que o evento teve um “forte impacto” no turismo da cidade e que houve um “aumento significativo” do volume de negócios em 2012. 
 
As contas da Universidade do Minho apontam para receitas fiscais de 30,8 milhões de euros, mais 3,6 milhões do que o investimento público no projeto. Por isso mesmo, o evento Guimarães 2012 “não constituiu um ónus financeiro para o Estado português, contribuindo adicionalmente para minorar o impacto da recessão económica na região envolvente”.
 
Desenvolvido pelo Instituto de Ciências Sociais e pela Escola de Economia e Gestão da academia minhota, o estudo refere que “a despesa adicional estimada associada ao turismo foi de 12,36 milhões de euros e um contributo de Guimarães 2012 para o PIB português da ordem dos 85 milhões de euros”.
 
Apesar de, “no final das contas”, os indicadores económicos serem “muito positivos”, João Serra diz que o projeto teve “flops” (falhas) que podiam “ter posto em risco” o sucesso do evento.
 
Envolvimento da comunidade
 
“Houve erros, nomeadamente na escolha dos lemas de Guimarães 2012. O primeiro lema ('Em Guimarães tudo acontece') e o segundo ('Tudo se transforma') não foram bem aceites e não colheram simpatias junto dos próprios vimaranenses. Mas o terceiro lema, 'Tu Fazes Parte', mudou todo o processo.”

Segundo João Serra, este novo lema foi o “mote” para um dos maiores sucessos da Capital Europeia da Cultura (CEC), que foi “o incrível envolvimento da comunidade no projeto”.

 
A opinião do responsável é espelhada pelos resultados da investigação, que apontam que dois em cada três vimaranenses foram a pelo menos a um evento da CEC e que o emblema do evento em forma de coração “foi totalmente adoptado por toda a cidade”.
 
Comércio com aumento de volume de negócios

No Turismo e Comércio da cidade, o impacto foi igualmente “forte”, com o número de dormidas em hotel a aumentar 43 por cento face ao ano de 2011 e as taxas de ocupação por quarto a crescerem até 34 por cento, o que permitiu um aumento de 2,3 milhões de euros adicionais em relação a 2011.
 

Quanto ao comércio, o estudo revela que um em cada cinco empresários diz ter feito investimentos para preparar o negócio para aquele ano e que houve um “aumento no volume de negócios em 2012, face a 2011, para quase 80 por cento.

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