Gastronomia

Guia da Nutrição: Benefícios da manteiga de amendoim

As manteigas de frutos secos, apesar de fazerem parte do consumo alimentar de países como Canadá ou Estados Unidos já há bastante tempo, parecem agora começar a entrar também nas rotinas e a fazerem parte das listas de compras dos portugueses.
Versão para impressão
As manteigas de frutos secos, apesar de fazerem parte do consumo alimentar de países como Canadá ou Estados Unidos já há bastante tempo, parecem agora começar a entrar também nas rotinas e a fazerem parte das listas de compras dos portugueses.

por Lillian Barros, nutricionista clínica
 


A manteiga de amendoim é a mais conhecida, mas a manteiga de amêndoa e a manteiga de castanha de caju são também alguns dos exemplos que já conseguimos encontrar à venda, quer nos estabelecimentos comerciais quer por encomenda online, e que fazem a delicia de quem as adiciona a pequenos almoço ou lanches, adicionando a batidos, para barrar, untar ou até mesmo cozinhar.
 
Em termos nutricionais, apenas duas colheres de uma destas manteigas, são altamente energizante, ricas em proteínas de origem vegetal, em gorduras mono e polinsaturadas, benéficas e importantes para a saúde cardiovascular. Apresentam ainda uma elevada quantidade de vitamina E, poderoso antioxidante que ajuda a reparar as células da pele e os tecidos do nosso organismo. São igualmente uma fonte natural de magnésio e potássio, bem como vitaminas importantes, essenciais para todos os processos químicos do nosso corpo.
 
Embora sejam ricas em calorias, este tipo de manteigas são também ricas em fibras e proteínas. Estes dois nutrientes conhecidos por promoverem a sensação de saciedade, mantém-nos longe da tentações e de comidas pouco saudáveis ou de petiscos constantes ao longo do dia. Como qualquer alimento, no equilíbrio está o benefício e por isso se não exagerar no seu consumo conseguirá tirar o proveito do seu conteúdo nutricional, mantendo um peso saudável.
 
Aqui fica mais uma prova de que ao contrário do que se fazia até há pouco tempo, as mentalidades começam a mudar e torna-se um hábito dar mais valor à composição nutricional dos alimentos que ao seu valor calórico: “Não vale a pena contarem calorias, contem nutrientes!”

Contar nutrientes em vez de calorias
 
Este é sem dúvida um ingredientes que deveremos utilizar para uma vida ativa e exigente ou um ótimo aliado pré treino para nos fornecer a energia necessária para o melhor rendimento físico possível.

Quem pretende o aumento de peso este também pode constituir um ótimo aliado, se utilizado em quantidades adequadas para o efeito.
 
Apesar de pouco se falar, existem pessoas com baixo peso, e que sentem muita dificuldade em engordar, mesmo tentando alimentar-se corretamente. 
 
É contudo importante chamar à atenção que quando comprar a sua manteiga de frutos secos deverá ler atentamente os rótulos nutricionais e verificar os ingredientes utilizados para a obtenção do produto final. Muitas marcas adicionam sal, açúcar e até mesmo óleo de palma. É importante procurar o mais natural e genuíno possível. 
 
Deixo-vos como não podia deixar de ser uma receita alternativa para experimentar as maravilhas destas manteigas saudáveis: 
 
Aveia adormecida com manteiga de amendoim (a.k.a Overnight oats) com manteiga de amendoim
 
Ingredientes
200ml de bebida de aveia
2 c. sopa de flocos de aveia
1 c. sopa de sementes de chia
1 c. sopa de manteiga de amendoim myprotein
 
Para o topping:
1 c. chá de amêndoas laminadas tostadas 
½ banana
Canela em pó a gosto
 
Modo de preparação:
Junte à bebida de origem vegetal (escolhi de aveia mas pode escolher de amêndoa, arroz ou coco) os flocos de aveia, a chia e a manteiga de amendoim. Misture os ingredientes e deixe repousar num recipiente fechado no frigorifico durante a noite.

Na manhã seguinte junte a fruta laminada, canela e as amêndoas tostadas.
Fica uma delícia de chorar por mais!
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório