Fitness & Bem-estar

Guia da Nutrição: Alimentos que bronzeiam sem queimar

NULL
Versão para impressão
O Verão chegou com força e todos temos direito a um pouco de sol, calor e uma pele bronzeada. Uma boa proteção contra a exposição solar excessiva é fundamental mas é possível ter uma pele dourada q.b. sem ficar a torrar ao sol.

por Lillian Barros, nutricionista clínica

 

E na busca do bronze perfeito fique a saber que há alimentos com ingredientes que promovem uma pele jovem, pigmentada e muito mais saudável. Aprenda a bronzear-se sem comprometer a sua saúde, prevenindo o envelhecimento precoce da pele, evitando as horas críticas de exposição ao sol, em que os raios U.V. podem ser verdadeiros vilões .
 
A verdade é que uma boa alimentação pode ajudar a manter uma pele hidratada e pigmentada durante mais tempo, com o ar saudável de quem teve férias há pouco tempo! Para além de auxiliar a preparar e a proteger a pele para o verão, uma alimentação correta pode também ajudar a manter o bronzeado ao longo do ano. O que poderíamos pedir mais?!
 
Como alguns de vocês já devem saber, apesar da minha origem ser canadiana, foi no Algarve que cresci e criei raízes até hoje. Considero-me portuguesa de sangue e coração… uma algarvia de pele clara, a quem confundiam com uma "estrangeira" que falava bem português… foi a minha sina ao longo da adolescência!

Foi nesta altura que os sumos funcionais me serviam como ferramenta para acelerar a pigmentação e garantir que fugia dos escaldões.

Nos últimos 3 anos, com o diagnóstico da sarcoidose e com a toma continuada de cortisona as idas à praia têm sido menos frequentes e duradouras. A fotosensibilidade ao sol é mais um dos efeitos secundários desta medicação o que faz com que os meus cuidados sejam redobrados. Hidratação, nutrição e protecção eficaz são os meus trunfos! (e aqui não falo apenas por fora, com cremes, mas também de dentro para fora).

Veja AQUI 2 receitas de Sumos Detox que preparo para ajudar a proteger e a bronzear a pele sem ter de estar a torrar ao sol.
 
Os alimentos ricos em betacaroteno são excelentes ingredientes para conseguirmos o nosso bronzeado natural.

O betacaroteno, precursor da vitamina A, atua diretamente na produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele e responsável pela sua proteção contra os raios solares.

Os betacarotenos são ainda considerados componentes antioxidantes que proporcionam uma proteção extra no que respeita aos danos celulares que a radiação solar provoca, prevenindo o surgimento de rugas e lesões.
Podemos encontrar betacarotenos em vegetais verde escuros (como espinafre, repolho, brócolos ouagrião), em fruta ou legumes alaranjados (como cenoura, abóbora, manga e papaia) ou ainda em alimentos de pigmentos fortes como a beterraba.

Contudo, para além destes, existem também outros nutrientes que agem como antioxidantes complementado a ação da vitamina A no processo de proteção cutânea. São eles:
– A Vitamina C encontrada em alimentos como laranja, tangerina, abacaxi, morango ou kiwi
– A vitamina E, encontrada nas sementes de sésamo, girassol, amêndoas, nozes, avelãs e no azeite
– Os flavonóides, encontrados no chá verde, tomate, cenoura, soja, morango, uva, cereja.

Para garantir o bronzeado perfeito este Verão, basta então manter um consumo regular desses alimentos no seu plano alimentar diário para conseguir ter uma reserva natural de betacarotenos e antioxidantes.
 
Independentemente do seu tipo de pele, quer seja ela seca, oleosa ou mista, qualquer pessoa beneficia de uma alimentação funcional direcionada para a saúde cutânea, especialmente nesta altura do ano.

 

Regra de ouro: Hidratar!

Não podemos nunca esquecer, que para além da alimentação equilibrada, a hidratação é tão ou mais importante no que respeita a nossa pele. A água além de evitar a desidratação interna e externa, ajuda a manter os nutrientes ativos nas reações metabólicas.

Nesta altura do ano em que o calor se faz sentir desidratamos com maior facilidade. E portanto, se a hidratação é importante o ano inteiro, nesta altura é crucial, principalmente nas idas à praia, na piscina ou simplesmente quando exposto ao sol.

Tente, sempre que possível, manter o consumo de pelo menos de 2,0 litros de água por dia, seguindo estas dicas simples. Podendo, ou não, complementar com água de coco ou sumos de frutas e vegetais frescos não açucarados, os ditos sumos detox ou funcionais.

Para quem não gosta de água pode apostar no aumento de consumo de líquidos com o recurso a chás, infusões ou tisanas frias ou de água aromatizadas ou detox.  Por serem uma fonte complementar vitaminas, minerais e de flavonóides, hidratam e reagem contra os radicais livres.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório