Mundo

Guardian: Onda da Nazaré no “top” de momentos de 2013

A onda gigante de cerca de 30 metros surfada pelo norte-americano Garrett McNamara na Praia do Norte, na Nazaré, a 28 de Janeiro do ano passado, está no "top" dos melhores momentos de 2013 para o jornal The Guardian.
Versão para impressão
A onda gigante de cerca de 30 metros surfada pelo norte-americano Garrett McNamara na Praia do Norte, na Nazaré, a 28 de Janeiro do ano passado, está no “top” dos melhores momentos de 2013 para o jornal The Guardian. 
 
A proeza realizada pelo surfista em Portugal, que colocou a Nazaré nas bocas do mundo e levou inclusive a um aumento da procura turística na vila portuguesa, foi destacada na publicação britânica a par de eventos como o nascimento do príncipe George, filho de William e Kate, em Inglaterra, ou a acusação de espionagem de Edward Snowden.
 
O jornal tem estado a realizar uma compilação dos acontecimentos fulcrais do ano que passou, convidando os protagonistas a voltarem a contar a história na primeira pessoa e tendo proposto a McNamara que recordasse a experiência de surfar maior onda de sempre em todo o mundo.
 
“Era manhã cedo quando seguimos para a praia. Senti-me como se estivesse a conduzir uma orquestra – havia uma equipa de segurança e uma ambulância na praia e na água três 'jet-skis' que nos permitiram ultrapassar uma série de obstáculos, como cordas e sacos de plástico, até chegarmos ao ponto ideal”, relembrou o surfista ao The Guardian.
 
McNamara admitiu que “preparava aquela missão há dois anos” e defendeu que “é uma ciência saber quando a maior onda está a chegar”, o que exigiu uma monitorização cuidadosa dos ventos e das condições marítimas.
 
O norte-americano aproveitou ainda para recordar a estreita relação que tem com a vila, garantindo que não surfa pela adrenalina ou para bater recordes. “Tem mais a ver com o meu amor pela Nazaré – quero chamar a atenção das pessoas para a vila”, confessou o surfista, que escolheu mesmo a Nazaré para abrir a sua primeira loja em Julho.
 
“Fiquei muito feliz quando Carlos Burle [surfista brasileiro] surfou outra grande onda na Nazaré em Outubro, que ele disse ser maior que a minha, ter mais de 30 metros”, assegurou McNamara, realçando, porém, “nunca ter visto, até hoje, ninguém surfar uma onda tão grande”. 
 
Em jeito de conclusão, McNamara deixou uma certeza: “se visitarem a Nazaré em Dezembro ou Janeiro, é certo que verão algo enorme”. 
 
Além da onda de McNamara, de Snowden e do novo herdeiro do trono britânico, o The Guardian destacou também a saída de Alex Ferguson do comando do Manchester United, a polémica da carne de cavalo, o “twerk” de Miley Cyrus e a acusação de homicídio de Oscar Pistorius, entre outros episódios marcantes.
 
Clique AQUI para ler as “memórias” de McNamara a propósito da onda e AQUI para ver todos os momentos compilados pelo jornal (em inglês).

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub