Sociedade

Guarda: Descobertos frescos do séc. XV em capela

NULL
Versão para impressão

Foram descobertos na Guarda dois frescos datados do século XV, na capela de São Marcos, localizada numa aldeia do Sabugal. As pinturas foram detetadas aquando das obras de restauro de dois painéis da capela e vão ser agora alvo de um estudo aprofundado por parte de historiadores.

A aldeia de Carvalhal do Coa entrou no mapa depois do anúncio feito pela Diocese da Guarda. Em comunicado à Agência Ecclesia, a instituição garantiu, pela voz do pároco local, Hélder Lopes, que “os frescos encontrados são um elemento muito interessante, que vem valorizar o património histórico desta pequena capela e desta comunidade quase desconhecida”.

As pinturas que representam a figura da “Santíssima Trindade” e o “padroeiro da capela – São Marcos” ficaram a descoberto quando a empresa de restauro Atelier Samthiago procedia aos trabalhos de conservação da talha da capela. Quando os técnicos retiraram os retábulos, que datam do século XVIII, detetaram a presença destes frescos que se pensa estarem escondidos “há largos séculos”.

Ao jornal A Guarda, o gerente da empresa, Carlos Costa, explicou que as duas “magníficas pinturas murais a fresco” datam “possivelmente do século XV”. Os frescos encontram-se em bom estado de conservação, representando, por isso, uma descoberta de elevada relevância “quer em termos regionais, onde escasseiam os vestígios de tal técnica, quer mesmo a nível nacional”, explica o jornal.

O próximo passo é estudar as pinturas e decidir o que fazer com elas, já que se os painéis voltarem a ser colocados no mesmo lugar, elas voltam a ficar escondidas. No entanto, recuperá-las e mantê-las à vista iria implicar uma alteração da atual estrutura da capela. A pequena comunidade da aldeia viu o achado “com alegria”, acreditando que é uma “mais-valia para o lugar e para o concelho”.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub